Friday, 18 April 2025

Cresce o medo de ter voz erguida nas relações interpessoais

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

 

Do que você tem medo hoje? A pessoa que tem medo, por ele é controlada. Quem conhece os seus medos utiliza contra você para te manipular, chantagear e explorar em todos os sentidos. Cuidado com os medos que carrega em sua vida, você pode estar sendo vítima dos seus próprios medos e não saber. Os medos limitam os seres humanos em qualquer área da vida. Como você se enxerga diante deste tema?

Por Uemerson Florencio

Para quem viveu num cenário de opressões, pressões e torturas psicológicas de todas as ordens é um grande desafio levantar a voz e até mesmo a cabeça. É uma grande batalha interna, mas que precisa ser vencida ou viverá numa grande prisão mental com as chaves nas mãos. É um desafio para você hoje? Quem é a pessoa na sua família que você não consegue olhar nos olhos e dizer algumas verdades?

O medo de se impor por meio da voz firme pode ter diversas origens e uma delas é dentro da família, ainda na sua infância, onde a maioria das memórias traumáticas foram criadas e alimentadas. A pessoa que não tem confiança em si mesma, geralmente estará vulnerável, nos momentos que tenha a necessidade de garantir a defesa de uma ideia ou a sua própria imagem. Erguer a voz, não é o mesmo que gritar, então, você se considera uma pessoa com firmeza na voz?

Mas você, caso tenha, já se perguntou qual é a origem da sua limitação em não ter voz erguida? Você sabe a causa para ter perdido tantas oportunidades na conquista de objetivos ou até mesmo, para se relacionar com alguém? Sabe identificar quais foram as consequências negativas por não ter se posicionado com total firmeza na voz?

Ainda sobre aspectos negativos da infância – Essas podem ter sido pessoas que tiveram sérias limitações em função das posturas dos pais onde não se permitia viver a plena liberdade de expressão. Elas são crianças com origem em ambientes tóxicos onde não tiveram a dignidade valorizada, viveram em cenários de inúmeras sabotagens e falta de incentivos positivos para a formação de uma pessoa mais segura de si mesma. Quais são as imagens que vem a sua mente neste momento?

Quando os pais não valorizam a voz dos seus filhos na infância, em muitos casos, eles crescem com muitos comprometimentos para a comunicação e expressão. Se você teve este tipo de experiência em sua vida, apesar das dores que te causam recomenda-se que você olhe para elas e busque o auto enfrentamento, pois se você permanecer com esta limitações viverá consequências drásticas em muitos casos. Diante disso, como pretende agir de agora em diante? Está com total disposição para se comprometer com a firmeza na sua voz?

Uma sugestão aplicada a qualquer tipo de relacionamento, não importa se é na família, no ambiente de estudos ou de trabalho: Antes de cobrar voz erguida das pessoas procure gentil e respeitosamente conhecer a história e a causa das suas limitações. O que você espera de si, a partir de agora? Lembre-se: Quem tem voz, tem vez!

---

* Uemerson Florêncio – Treinador, palestrante e correspondente internacional onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

luis abreu
8 days 7 hours

continue assim sr. ministro demorou sim demorou mas nunca é tarde para é nossa terra de esperança bem haja Jorge Figueired ...

Guineense
9 days 6 hours

Ah pois, claro... a Guiné-Bissau não tem patrulheiros com mais de 20 metros, não consegue controlar a pesca ilegal na sua ...

Cuxim
9 days 6 hours

Perante o que está a acontecer em São Vicente, é impossível manter-se calado. A população mindelense está literalmente ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos