Monday, 16 September 2024

Amílcar Cabral representava tudo aquilo que deveria ser a conduta de um líder - coordenador CJP

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O coordenador geral da Coligação da Juventude dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (CJP), Seco Duarte Nhaga, afirmou que Amílcar Cabral era uma figura que representava tudo aquilo que deveria ser a conduta de um líder.

Estas considerações foram feitas à imprensa, após a deposição de uma coroa de flores no memorial Amílcar Cabral, em homenagem ao pai fundador das nacionalidades guineense e cabo-verdiana, na recta final da Conferência Regional sobre Juventude, Paz e Desenvolvimento.

“Nós decidimos aqui hoje reunir os jovens dos PALOP para prestar esta singela homenagem ao pai fundador das nacionalidades guineense e cabo-verdiano”, explicou, para quem Amílcar Cabral era uma figura que representava tudo aquilo que deveria ser a conduta, o perfil de um líder.

Segundo acrescentou Cabral era uma figura que transcendeu a época em que viveu, por conta da visão da sociedade e do mundo que tinha e tinha uma mundividência clara sobre a necessidade de desenvolvimento, sobretudo a necessidade de renúncia de interesses enquanto líder para prestar serviço ao povo.

“Amílcar Cabral lutou incessantemente, ele abandonou o conforto que tinha na Europa, abandonou todas as possibilidades que tinha de viver bem com o regime colonial para, portanto, regressar à África, regressar à Guiné e Cabo Verde para lutar lado a lado com o seu povo para alcançar o progresso e desenvolvimento” realçou.

De modo que defendeu que os jovens dos PALOP devem tomar como lição nos ensinamentos deste herói a necessidade de lutar constantemente para alcançar o progresso que almejam.

“Acho que nós, enquanto jovens, este altruísmo que Amílcar Cabral tinha, nós devemos nos inspirar nisso para quando nós formos servir os nossos Estados (…) sermos estes tipos de governantes, este tipo de líder, um líder altruísta, um líder que não pensa no próprio umbigo, mas sim que pensa no desenvolvimento do próprio povo”, sustentou.

Entretanto, para o coordenador geral da CIJ, pela visão da sociedade que este líder tinha, se vivesse até hoje, talvez ele se constrangeria com vários acontecimentos dos países africanos que têm enfrentado imensos problemas em vários domínios de governação.

A seu ver Amílcar Cabral lutou, não só para conquistar a independência, mas também para que o seu povo possa viver em paz e possa desenvolver e poder ter uma vida plena.

Seco Duarte Nhaga sublinhou que no encerramento da Conferência Regional sobre Juventude, Paz e Desenvolvimento exortaram, sobretudo, que é preciso a criação de melhores condições para a participação da juventude no desenvolvimento dos PALOP, por parte dos responsáveis do Estado, nomeadamente no tocante a melhoria de investimento à garantia da mobilidade e da participação de jovens nestes eventos.

Ou seja, conforme este responsável deveria ser de interesse dos governantes poder apoiar estas iniciativas para que, de forma efectiva, isto possa traduzir-se em medidas concretas para o desenvolvimento desses países, tendo exemplificado que os jovens que vieram de Moçambique, Guiné, São Tomé, Angola, tiveram que custear, por próprios meios, bilhete de passagem para participarem deste evento.

No próximo dia 12 comemora-se o centenário do nascimento de Amílcar Cabral, e várias actividades estão a ser levadas a cabo pela Fundação Amílcar Cabral, no país e na diáspora, de destacar a realização de um Simpósio Internacional a acontecer de 09 a 12 deste mês.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

D. G. WOLF
12 days 23 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
17 days 1 hour

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

António
18 days 19 hours

Abro radio e tv oiço aplicacao de milhões e milhoes escudos , de um momento para outro. Cifrões serios e não serios

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos