Thursday, 19 September 2024

Pedro Pires aponta "timidez" das autoridades oficiais na celebração de Cabral

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O presidente da Fundação Amílcar Cabral, Pedro Pires, enalteceu hoje a forma “patriótica” com que a sociedade civil celebra o centenário do nascimento de Cabral, em contraste com a “timidez” com que as autoridades oficiais o estão a fazer.

Pedro Pires falava na cerimónia de homenagem ao centenário do nascimento de Amílcar Cabral, durante o XII Encontro de escritores de Língua Portuguesa, que decorre na capital cabo-verdiana, organizado pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), juntamente com a Câmara Municipal da Praia.

“A notoriedade que a celebração do centenário vem granjeando contribui para o incremento da nossa autoestima e igualmente para o reforço da nossa coesão nacional”, disse o antigo companheiro do “pai” da independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau.

E prosseguiu: “Esta dimensão imaterial pode constituir um valor simbólico que impulsiona a confiança e o estímulo ao esforço quotidiano, individual e coletivos, que estamos chamados a prosseguir, em apoio à consolidação à nossa independência e à salvaguarda à soberania do nosso Estado, dois constituintes fundamentais para que a nossa libertação continue a fazer sentido e a ter significado”.

Numa altura em que se intensifica a agenda das celebrações deste centenário, Pedro Pires disse que os positivos resultados conseguidos, dentro e fora do país, “não seriam possíveis sem a apropriação patriótica e comprometida do centenário da memória de Amílcar Cabral pela sociedade civil cabo-verdiana e sem a participação empenhada e entusiástica da maioria das instituições académicas, culturais, profissionais, escolares e juvenis”.

“A nossa sociedade civil tem operado como seu sustentáculo de maior valia, particularmente em comparação com a timidez dos sinais da participação das autoridades oficias”, observou.

O tema deste encontro de escritores é "Literaturas, Liberdade e Inclusão". Além da homenagem a Amílcar Cabral, o evento celebra ainda o quinto centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões.

 

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
6 days 11 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
15 days 7 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
19 days 9 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos