Thursday, 19 September 2024

A ATUALIDADE

CMP espera grande mobilização dos amantes da literatura no XII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A Câmara Municipal da Praia, enquanto parceira do XII Encontro dos Escritores de Língua Portuguesa, espera contar com grande mobilização dos amantes da literatura ao evento que acontece de 05 a 08 do corrente na capital do país.

A iniciativa, promovida pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e pela Câmara Municipal da Praia (CMP) acontece sob o lema “Literatura, Liberdade e Inclusão” em homenagem a Amílcar Cabral e Luís de Camões.

Em conferência de imprensa hoje, o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia, Jorge Garcia realçou a realização do evento pelo sétimo ano consecutivo na Cidade da Praia, o que mostra, segundo o autarca, a pujança cultural e literária da cidade.

Como novidade desta edição destacou uma sessão descentralizada no Café Sofia, exactamente para poderem contar com a presença do Prémio Camões, Arménio Vieira.

“O objectivo do evento, como sempre, é investir fortemente no aumento da literacia aqui no país”, sublinhou afirmando que este ano por se tratar de um momento particular, em que se comemoram os 100 anos do nascimento de Amílcar Cabral, a escolha dos temas tem a ver, não só, com essa efeméride, mas também ligada à comemoração dos 50 anos de Cabo Verde como um país livre e independente.

Por isso, declarou, a expectativa sempre é muito grande, de modo que espera contar também com grande mobilização dos amantes da literatura, dos escritores e, principalmente, que haja um bom debate acerca dos temas propostos.

“Aproveitamos para convidar todos os escritores, amantes da literatura e do livro e o público em geral a tomarem parte activa neste certame que, como sempre, se tem revelado um momento ‘sui generis’ de troca de experiências”, apelou.

A cerimónia de abertura do XII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa será presidida pelo Presidente da República, José Maria Neves, às 15:00 na Biblioteca Nacional, seguida da apresentação e debate sobre o tema Camões e a Identidade Literária da Língua Portuguesa com os escritores Germano Almeida e Domício Proença, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras.

O evento contará ainda com actividades complementares, nomeadamente, uma feira do livro no hall de entrada do Hotel Trópico e uma deslocação dos escritores ao Tarrafal para visitar o campo de concentração e um encontro com escritores locais e agentes culturais.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 2 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
15 days 22 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos