Wednesday, 02 July 2025

A ATUALIDADE

EUA:Imposto sobre remessas de Trump afeta duramente os africanos

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A lei fiscal do Presidente dos EUA inclui um plano para aplicar taxas significativas às remessas que saem do país. O impacto sobre os migrantes e as suas famílias será sentido em todo o mundo, especialmente em África.

 

Dados do Banco Mundial mostram que os fluxos de remessas para África foram superiores a 92 mil milhões de dólares em 2024, com os Estados Unidos a representarem, por si só, pelo menos 12 mil milhões de dólares nesse ano.

 

 

 

Nos Estados Unidos, a Câmara dos Representantes aprovou, recentemente, o projeto de lei fiscal tão cobiçado pelo PresidenteDonald Trump que, entre outros, inclui um imposto de 3,5% sobre as remessas enviadas por imigrantes aos seus países de origem.

Uma medida que, segundo o economista Enoch Aikins, deverá ter um impacto significativo em África.

Dados do Banco Mundial mostram que os fluxos de remessas para África foram superiores a 92 mil milhões de dólares em 2024, com os Estados Unidos a representarem, por si só, pelo menos 12 mil milhões de dólares nesse ano.

Monica de Bolle acredita que os imigrantes encontrarão maneiras de evitar o imposto.

"Se antes as pessoas que enviam dinheiro para casa usavam canais oficiais para fazer isso, agora vão tentar usar canais não oficiais, porque vão querer evitar o imposto," considera.

Segundo o economista Enoch Aikins, alguns países africanos serão mais afetados do que outros. Embora as grandes economias, como o Egito, a Nigéria e o Marrocos, sejam responsáveis pelo maior bolo de remessas vindo do exterior, há economias que dependem destes montantes.

Dados do Banco Mundial mostram que há países em que estas transferências representam cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB). É o caso de Lesoto, Comores, Somália, Gâmbia e Libéria.

A Semana com DW Português 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
5 days 12 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 17 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 17 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos