O acordo assinado hoje entre a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV) e o grupo hoteleiro Barceló permite a qualificação e capacitação na prática dos estudantes da escola, assegurou hoje a presidente do conselho de administração.
Maria Aldina Delgado, no acto da assinatura, na cidade da Praia, avançou que a principal missão da unidade é a qualificação de recursos humanos para o sector da hotelaria, restauração e turismo, e que a colaboração com a companhia possibilita complementar na prática as competências na área.
Segundo a mesma fonte, a EHTCV tem pautado pela mobilização de protocolos e colaboração com as unidades hoteleiras e restaurantes internacionais, assumindo o compromisso de complementar as competências dos formandos.
“A nossa missão é nobre, mas só é importante porque formamos para o sector privado, ou seja, temos de trabalhar em estreita articulação com o sector privado da hotelaria e turismo de Cabo Verde”, indicou Maria Aldina Delgado.
Aliás, como referiu, o protocolo representa um acto simbólico, mas de “muita importância”, uma vez que o principal objectivo é a promoção da qualificação não só inicial, mas também contínua de activos.
A ideia, continuou, é trabalhar em “estreita parceria” com o grupo Barceló, não só do hotel na Praia, mas também outras unidades hoteleiras, realçando que os alunos recebem um certificado profissional após a conclusão do estágio curricular.
Por seu lado, a directora nacional do Grupo Barceló para Canárias, Cabo Verde, Açores e Madeira, Pilar Parejo, explicou que com uma franquia de 300 hotéis espalhados por mais de 30 países da Europa, América Latina, África e Médio Oriente, a parceria vai contribuir para a “exportação da cultura e singularidade” do arquipélago.
A mesma adiantou que o primeiro hotel cinco estrelas na zona da Prainha, na Praia, avaliado em cerca de três milhões de euros, que vai ser inaugurado no dia 15 de Maio, estará à disposição dos alunos da EHTCV.
“O saber-fazer somado às potencialidades da rede mais importante de Portugal e Espanha pode contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento turístico de Cabo Verde”, disse, avançando que as obras do hotel na ilha do Sal vão ser iniciadas o mais tardar no final deste ano.
O empreendimento, segundo a representante, vai criar 70 postos de trabalho.
A secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, que presidiu à assinatura do protocolo, saudou a iniciativa da parceria, considerando mais um passo na internacionalização da escola com grupo Barceló, caracterizado de “boa presença” em Cabo Verde.
A parceria, elucidou, surge na fase da retoma acelerada do turismo e na fase da implementação do programa operacional do turismo em execução, estimado para os próximos cinco anos em 135 milhões de dólares, financiados pelo Fundo do Turismo e Banco Mundial.
O Programa, conforme elencou, estabeleceu cinco parâmetros fundamentais para o “alavancar do sector”, designadamente o programa de requalificação da oferta turística, sustentabilidade do turismo, promoção, governação e programa de capacitação dos recursos humanos.
Neste quadro, garantiu, o Governo continuará a reforçar a qualificação e capacitação dos recursos humanos para novas oportunidades de negócios nos diversos sectores turísticos, aliado a estratégia de reedificação do novo modelo de financiamento em parceria com as empresas privadas.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments