A direcção da Associação Cabo-verdiana de Pessoas com Deficiência (ACD) disse esta quinta-feira que completou um ano de gestão com mais de 50 conquistas que promovem a inclusão e dignidade das pessoas com deficiência, marcadas por avanços legais e financeiros.
A nova direção ACD, empossada em 2024 para o mandato até 2028, apresentou os resultados do seu primeiro ano de gestão com uma lista robusta de realizações que reafirmam parcerias nacionais e internacionais, no quadro “do compromisso da instituição com a dignidade, visibilidade e inclusão social das pessoas com deficiência”.
De acordo com nota enviada à Inforpress, entre os destaques, está a regularização da situação do CENORF junto ao INPS, com pagamento de dívidas acumuladas e restabelecimento de direitos sociais para os colaboradores.
O pagamento regular dos salários e das contribuições sociais também foi assegurado, após anos de instabilidade.
A associação gaba-se ainda de ter promovido a inclusão no mercado de trabalho, passando a ter 50% (por cento) dos seus colaboradores e estagiários formados por pessoas com deficiência, estágios remunerados e a contratação de ex-voluntários também marcaram esse novo ciclo.
No plano internacional, a ACD participou de eventos de peso como o Fórum Africano de Pessoas com Deficiência (Quénia) e o Global Disability Summit (Alemanha), além de estabelecer parcerias com instituições da França, Senegal e Portugal.
No rol das realizações incluem, ainda, a realização de eleições representativas, a retomada de eventos públicos como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, e a melhoria da comunicação institucional, com canais activos e conteúdos educativos.
A ACD também disse ter se destacado na promoção de estágios profissionais para pessoas com deficiência, além de garantir uma melhor qualidade de vida para seus colaboradores, com ajustes nas condições de trabalho e a implementação de planos de capacitação.
A direcção da ACD salientou que as conquistas não teriam sido possíveis sem a colaboração activa de parceiros locais e internacionais, além do empenho das pessoas que, de diversas formas, contribuíram para o avanço das iniciativas.
A instituição, que há mais de 30 anos luta pela inclusão social, agora almeja consolidar os ganhos obtidos e seguir com novos projectos de longo prazo, como o CENORF Dream Center, um ambicioso projecto de reabilitação e formação.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments