Tuesday, 01 July 2025

A ATUALIDADE

Governo almeja certificação das ilhas da Boa Vista e do Sal com selo do Global Sustainability Council

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O Governo ambiciona a obtenção da certificação da Boa Vista e do Sal com o selo da Sustentabilidade do Destino Global Sustainability Council, revelou o ministro do Turismo e Transportes na assinatura do Pacto de Sustentabilidade para o Turismo.

José Luís Sá Nogueira falava na cerimónia de apresentação e assinatura do Pacto de Sustentabilidade para o Turismo, que terminou na noite desta sexta-feira, 04, onde também foi apresentado o projecto Integrado de Sustentabilidade Ambiental, Económica e Social no Sector do Turismo das ilhas do Sal e da Boa Vista.

Assim como o documento do próprio pacto, cuja assinatura o governante considera ser um passo para o desenvolvimento do turismo.

“Com a assinatura do Pacto de Sustentabilidade para o Sector do Turismo na ilha da Boa Vista, estamos a dar um passo e contributo fundamental para o desenvolvimento do turismo, que todos almejamos com planos, objectivos, metas e resultados concretos para o devido seguimento e acompanhamento público, transparente e responsável”, afirmou José Luís Sá Nogueira.

Para alcançar esta ambiciosa meta, o ministro referiu algumas iniciativas e programas que o Governo tem vindo a implementar, com destaque para o Programa Operacional do Turismo (POT), que coloca a sustentabilidade no centro das suas acções, e agora também a assinatura do Pacto de Sustentabilidade na Boa Vista.

Se bem o ministro reconhece que o modelo dominante do turismo em Cabo Verde tem sido objecto de várias análises, sendo necessário um acompanhamento permanente da situação, e que a insularidade afecta a capacidade de fazer parte da cadeia de abastecimento global, já que os custos de importação, limitam consideravelmente a competitividade do país na indústria do turismo.

O mesmo acredita que, o Governo, o sector público, o sector privado, as autarquias, os operadores privados, as ONG, as organizações de sociedade civil, as comunidades locais, estão munidos de muita esperança, numa estratégia e acção articulada entre todos os agentes do turismo e de sustentabilidade da ilha da Boa Vista.

E que o impacto do Pacto de Sustentabilidade é visto como um compromisso colectivo, tem de ser transformacional, no sentido de catalisar mudanças de paradigma em direcção a um futuro de baixa emissão do carbono e resiliente ao clima.

Durante a sua intervenção, o governante aproveitou para anunciar o arranque para breve do concurso de dois projectos “cruciais” para a ilha, o projecto Sanitário da Boa Vista, com financiamento já assegurado, e a extensão e iluminação da pista do Aeroporto Internacional Aristides Pereira, ainda este ano.

O projecto Programa de Sustentabilidade no Turismo enquadra-se no V Acordo de Cooperação Conjunta e no Acordo de Cooperação Avançada, entre o Governo de Cabo Verde, e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, e assenta nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
4 days 20 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 1 hour

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 1 hour

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos