A seleccionadora cabo-verdiana de futebol feminino promete trabalhar o colectivo para eliminar a Guiné Conacri, nos jogos da primeira eliminatória, para disputar a etapa decisiva em busca da inédita qualificação a uma fase final do CAN.
Cabo Verde vai ao Senegal enfrentar a Guiné Conacri a 21 deste mês no jogo da primeira mão da primeira eliminatória, para cinco dias depois fazer a recepção as guineenses no Estádio Nacional, em São Filipe, na cidade da Praia.
Silvéria Nédio, mais conhecida por Nita, disse que doravante, o combinado cabo-verdiano está muito reforçado e que conta com um naipe de jogadores internacionais a evoluírem em clubes que poderá, perfeitamente, potencializar os menos competitivos (os atletas residentes) para um ritmo que permita a Cabo Verde superar a Guiné Conacri.
“Estou muito convicta que desta vez vamos alcançar a qualificação para disputar a fase final de um Campeonato Africano das Nações. Na primeira tentativa, eliminámos a Libéria e ficamos pela segunda fase. Desta vez vamos aos jogos determinados na qualificação”, prognosticou Nédio.
A selecção feminina vai ao Senegal defrontar a Guiné Conacri, a 21 deste mês, para cinco dias depois fazer a recepção as guineenses, em jogo de apuramento para a segunda eliminatória, sendo certo que a equipa vencedora vai à segunda eliminatória disputar o acesso ao CAN’2026, com o vencedor do Gabão - Mali.
De acordo com informações avançadas pela Federação Cabo-verdiana de Futebol, “um total de 38 selecções femininas africanas irá competir para as 12 vagas disponíveis para a fase final, que será no Marrocos.
As actuais campeãs, África do Sul, estão entre as seis nações isentas da primeira rodada devido à sua alta classificação entre as principais selecções africanas no ‘ranking’ da FIFA. Juntando-se a elas com isenções estão Zâmbia, Gana, Costa do Marfim, Nigéria e Camarões.
As eliminatórias serão discutidas a duas mãos, sendo que os jogos da primeira eliminatória estão programados para 17 a 26 de Fevereiro de 2025, enquanto a segunda ocorrerá entre 20 e 28 de Outubro de 2025.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments