Monday, 01 July 2024

E ECONOMIA

Mindelo perde Alfredo «Dufega» Machado, mentor do projeto político PPP

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

 Mindelo perdeu um os seus ilustres filhos. Trata-se de Alfredo «Dufega» Machado (ver foto), que faleceu,  em Portugal, para onde foi evacuado há alguns meses, depois ter estado hospitalizado  no  Hospital Central Agostinho Neto, na Praia. O político, mentor do projeto Partido Popular de Progresso (PPP), morreu vítima de doença prolongada.

 

De entre outras iniciativas relevantes realizadas com o seu regresso a Mindelo, Alfredo Machado lançou um manifesto político, com o qual anunciou a sua intenção de criar o Partido Popular de Progresso (PPP). Com o pais muito bipolorizado entre o PAICV e MpD, o refeirdo projeto político não saiu no entanto do papel – o documento foi divulgado por este jornal.

 

Figura incontornável  de Mindelo, Dufega, analista e politólogo, faleceu na segunda-feira em Portugal  aos 78 anos – completaria 79 em agosto  deste ano. Gabava-se de ser visto como analista (foi comentador da Rádio Morabaeza) da vida política nacional e internacional-falava  e debatia com paixão a política com amigos, conhecidos e estrangeiros, principalmente nos principais cafés da cidade do Mindelo que, que nas últimas duas décadas, frequentava com regularidade, munido da sua pasta com livros, cadernos e canetas – sempre que lia sublinhava as passagens mais importantes das obras.

Ativista da luta da libertação nacional, Alfredo contou a um jornalista deste diario digital que foi militante do PAIGC  antes e depois da independência de Cabo Verde em 1975.“Simpática figura mindelense, de enorme simplicidade que a todos saudava sempre com um sorriso meio encabulado nos lábios. Poucos se lembrarão hoje, mas ele foi um dedicado ativista e animador cultural nos anos 74/75, que contribuiu para divulgar as canções revolucionárias que mobilizaram a juventude para as memoráveis jornadas pela independência”, escreveu, na rede social,  o seu amigo e diplomta  Luis Fonseca, que lamentou a  morte de Dufega. 

Como outros colegas, mais tarde incompitalizou-se com o regime de partido único, tendo emigrado rumo a Portugal, onde  permaneceu por muitos anos, trabalhou sobretudo como bibliotecário e deixou filhos, segundo alguns amigos.

Depois da queda do regime do partido único que culminou com as primeiras eleições multipartidárias de 1991, Dufega regressou a Cabo Verde, fixando-se na sua ilha natal de São Vicente – instalou-se na casa dos pais na Rua do Minimercado Pilar Vermelho junto ao Hospital Baptista de Sousa, onde chegou a montar uma biblioteca pessoal destinada a consultas públicas.

Homem de pensamento próprio, Dufega, conforme as amenas conversas que mantinha com o Diretor do jornal A Semana (era seu leitor assíduo), denfendia a sua diginidade com orgulho, mesmo passando por dificuldades - teve até aos momentos mais difíceis antes da sua morte apoios de muitos dos seus amigos verdadeiros, segundo fez questão de realçar num encontro na Rua Pedonal da Praia, antes de seguir rumo a Portugal para o tratatamento. 

De entre outras iniciativas relevantes realizadas com o seu regresso a Mindelo, Alfredo Machado lançou um manifesto político, com o qual anunciou a sua intenção de criar o Partido Popular de Progresso (PPP). Com o pais muito bipolorizado entre o PAICV e MpD, o refeirdo projeto político não saiu no entanto do papel – o documento foi divulgado por este jornal.

Enfim, morreu o homem, mas deixou um legado de ideiais em prol do desenvolvimento de Cabo Verde e de São Vicente em particuar, sua ilha natal. Que descanse em paz, Dufega!

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Daniela Santana
2 days 19 hours

Devemos todos fazer uma subscrição a favor do Leão Vulcão. Todos, todos, todos.

Americo costa feritas
2 days 22 hours

Esta noticia peca em todos os aspetos; presença dum governante, melhor vodka do mundo, produção de vodka num pais tropic

Antonio
13 days 20 hours

Paz à sua alma.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências