Friday, 05 July 2024

E ECONOMIA

Dia da África: PAICV destaca que 25 de maio é uma data para se refletir mas também um dia para encarar de frente os desafios do continente

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A maior oposição cabo-verdiana destacou hoje, em declração política no parlamento, que  o dia 25 de maio, dia da África,  é uma data para se refletir sobre a rica tapeçaria de culturas, línguas e tradições que compõem o nosso continente, mas também um dia para encarar de frente os desafios e oportunidades que se nos apresentam para o futuro.

De entre os desafios apontados pelo Presidente do Grupo Parlamentar do PAICV, João Batista Pereira, está a criação de mais empregos  para os jovens , pois, conforme referiu, a África precisa de criar entre 10 e 15 milhões de novos empregos por ano para ocupar esta força de trabalho jovem.

Acrescentou ainda que  o desemprego e a subutilização da mão-de-obra jovem são realidades preocupantes que podem gerar frustração e instabilidade se não forem adequadamente abordadas.

Destacou também os  problemas económicos estruturais que  continuam a impedir o desenvolvimento sustentável do continente.

Segundo explicou,  muitas economias africanas dependem ainda excessivamente da exportação dos produtos de origem agropecuária ou de extração mineral, o que as torna vulneráveis a flutuações de preços no mercado mundial.

“Por isso, a diversificação económica é uma necessidade urgente para assegurar um crescimento resiliente e inclusivo em África”, fundamentou João Baptista Pereira.

A segurança é outro desafio considerado pelo deputado como crítico para os  africanos.

Afirmou que  o terrorismo, que antes era uma ameaça isolada, tornou-se uma das principais preocupações de defesa e segurança no continente.  E que  Cada vez mais grupos extremistas têm explorado vulnerabilidades e causado destruição e sofrimento em várias regiões do continente, o que exige uma resposta assaz coordenada e eficaz dos governos africanos e da comunidade internacional.

Mas segundo indicou os os desafios demográficos são talvez os mais prementes para a África.

Para o partido, com uma população que se expande rapidamente, é crucial que os  sistemas de educação e saúde sejam fortalecidos para garantir que todos os africanos tenham iguais oportunidades de acesso a esses bens estruturalmente essenciais.

Disse ainda que no domínio ambiental, as mudanças climáticas representam uma ameaça significativa para todo o planeta Terra.

No entanto, a África é particularmente vulnerável a eventos climáticos extremos, como secas e inundações, que afetam a agricultura e a segurança alimentar.

Por isso afirmou que,  neste contexto, a adoção de práticas sustentáveis e a implementação de políticas de adaptação climática são essenciais para proteger os nossos recursos naturais e assegurar a sustentabilidade para as futuras gerações.

Acrescentou que a tecnologia também apresenta desafios, especialmente em termos de acesso e inclusão digital.

Investir em infraestruturação tecnológica e promover a alfabetização digital são passos cruciais para garantir que a África possa competir numa economia global cada vez mais digitalizada”, sustentou.

João Batista entendeu que o caminho para a prosperidade africana está repleto de desafios, mas também prenhe de oportunidades.

Para o mesmo , a união de esforços, a valorização dos nossos recursos e o investimento nas nossas pessoas são os pilares sobre os quais construiremos um futuro melhor.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Daniela Santana
7 days 1 hour

Devemos todos fazer uma subscrição a favor do Leão Vulcão. Todos, todos, todos.

Americo costa feritas
7 days 4 hours

Esta noticia peca em todos os aspetos; presença dum governante, melhor vodka do mundo, produção de vodka num pais tropic

Antonio
18 days 2 hours

Paz à sua alma.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências