Monday, 08 July 2024

E ECONOMIA

Exéquias  do deputado Edson Alves Rosa: Sessão solene na AN e homenagem nos Paços do concelho do Maio

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Depois da chegada, através do voo da TAP vinda de Lisboa, dos restos mortais do deputado da Nação Edson Alves Rosa  por volta das 23 horas desta quinta-feira no Aeroporto Internacional Nelson Mandela da Praia, a cerimónia  fúnebre do falecido culmina  hoje,9, com um ato solene  na Assembleia Nacional, antecedido da colocação do corpo em câmara-ardente no centro do átrio da entrada do Palácio, pelas 9 horas.

 

Executado o  hino nacional com honras militares, segue  a leitura da mensagem dos familiares e amigos  do Maio, residentes na Praia que não se deslocarão ao funeral na ilha.Depois o mestre da cerimónia anuncia os discursos da Mesa da Assembleia e dos partidos com assento parlamentar, pela seguinte ordem: um representante da UCID, o líder parlamentar do PAICV (João Baptista Pereira), o presidente da Bancada do MpD (Paulo Veiga) e o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia.

Após os elogios fúnebres, acontece uma pequena homenagem musical, seguida da assinatura do livro de condolências, devendo a cerimónia na AN terminar pelas 14 horas desta sexta-feira.

Conforme o cronograma de atividades, pelas 17 horas do mesmo dia acontece a partida, da Praia rumo ao Maio, da urna daquele que foi   o deputado nacional do PAICV  e   recém escolhido candidato à câmara local nas autárquicas de 2024, com a chegada prevista pelas 19 horas à ilha do Porto Inglês. O cortejo fúnebre segue até a residência do falecido, onde se vai realizar o velório e pêsames aos familiares.

Já no sábado, 11, as exéquias  de Edson Alves Rosa começam, pelas 8 horas, com a partida, a partir da sua residência, da urna em direção aos Paços do Concelho, onde haverá, até 8h30, a apresentação de mensagens de homenagem ao falecido pelas autoridades  e forças vivas locais. Pelas 8h45 está prevista a marcha lenta até a igreja paroquial, após a qual a urna de Edson Alves Rosa segue para o cemitério da ilha, onde o seu corpo vai ser dado à terra.

 De salientar que apanhou de surpresa muita gente a morte súbita, na noite de sexta-feira,03, do deputado da nação Edson Alves Rosa, em Portugal, onde se encontrava em contatos com a comunidade maiense.

Seguindo a Inforpress,  o presidente da Associação Maiense em Portugal (AMP), Lito Spencer,  confirmou que o deputado, que faleceu no Algarve, chegou a Portugal para, entre outros pontos da sua agenda, participar nas actividades comemorativas do aniversário da associação.Para além de participar no 12° Encontro de Estudantes Maienses em Portugal, que acontece neste mês de Maio, Edson Alves Rosa tinha agendado encontros com a comunidade da ilha do Maio residente em Portugal e com algumas autoridades deste país europeu.

Conforme disse a mesma fonte, o deputado não deu sinais de estar doente, mas no início da noite de sexta-feira, acabou por ter um “ataque” e foi levado ao hospital, mas não resistiu.

«É com profundo pesar que o Grupo Parlamentar do PAICV recebe a triste notícia do falecimento hoje(03/05/24), em Portugal, do Deputado da Nação Edson Alves Rosa. Eleito nacional pelo Círculo Eleitoral da ilha do Maio, o Deputado Alves foi uma figura proeminente na política cabo-verdiana, tendo sido recentemente escolhido como candidato à Câmara Municipal da ilha», lê-se num comunicado a que o Asemanaonline teve acesso.

A bancada liderada por João Baptista Pereira fez questão de endereçar as suas sentidas condolências à família enlutada. « Neste momento de dor, o Grupo Parlamentar do PAICV endereça à esposa, aos filhos, aos demais familiares e amigos as mais sentidas condolências por esta perda irreparável. Que o Senhor o receba na sua infinita Graça, Camarada!», desejou.

Em nota também de pesar, o presidente da parlamento cabo-verdiano, Austelino correia, exprimiu a sua tristeza pela morte súbita do deputado. «É com profundo pesar que o Presidente da Assembleia Nacional acaba de receber a triste notícia sobre a morte súbita do estimado deputado da Nação, Edson Alves, eleito pelo circulo eleitoral do Maio. Por este meio, o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, expressa as suas mais sentidas condolências e manifesta toda a sua solidariedade e apoio à família, aos amigos, aos colegas deputados e ao Grupo Parlamentar do PAICV neste momento de dor e luto».

O presidente da Assembleia Nacional fez questão de informar  autorizou o processo para a transladação do corpo de Edson Alves Rosa de Portugal para Cabo Verde. «À alma do saudoso deputado, o Presidente da Assembleia Nacional reza para que Deus lhe dê a paz e o descanso eterno. À família, aos amigos, aos colegas e ao Grupo Parlamentar do PAICV, o presidente da AN deseja que encontrem o conforto na memória e no legado deixados pelo deputado Edson Alves Rosa», conclui a nota que vimos citando.

 

Vida e obra de Edson Alves Rosa

 

Mi eh Edson Valdir Monteiro Alves Rosa, um fidje di Djarmai!», extrai-se da resenha biográfica de Rosa, que ele próprio escreveu recentemente ainda com a vida.«Nasci a 15 de setembro de 1982, na nossa querida ilha do Maio. Sou casado e pai de 2 filhos», descreveu.

«Desde muito cedo segui o caminho da educação e abracei com carinho o desafio de ser Professor na Escola Secundária do Maio, em 2002. O conhecimento e a educação sempre estiveram bem presentes na minha vida. Em 2008 conclui a minha licenciatura em História, seguido de uma Pós-Graduação em História, Culturas e Poderes, pela UMINHO, Braga. Durante o meu percurso académico, tive ainda a oportunidade de estagiar na Câmara Municipal de Barcelos, em Portugal. Na minha vida tudo o que fiz, fi-lo a pensar em capacitar-me para dar o meu melhor contributo para a nossa ilha ‘Djarmai’. Por isso, de 2011 a 2013 aceitei o convite para ser Gestor do Programa de Luta Contra Pobreza no Meio Rural na Ilha do Maio», apontou.

Rosa não escondeu que a política sempre o cativou. « Confesso que a política sempre me cativou e corre-me nas veias, principalmente pelos contornos democráticos que estão inerentes ao desempenho das funções. Assim, de 2012 a 2016 assumi a liderança da Bancada do PAICV na Assembleia Municipal do Maio. Fui igualmente Gestor do POSER na ilha do Maio de 2014 a 2019. Em 2021 fui eleito Deputado Nacional de Cabo Verde e Presidente da Comissão Política Regional do PAICV da Ilha do Maio, posições que assumo e defendo com orgulho e responsabilidade até a data de hoje (02/05/24)», dia do seu falecimento.

Para o lider parlamentar do PAICV, Edson Alves Rosa deixou um rico legado político que deve servir como uma fonte de inspiração todos os colegas e dirigentes do partido. «Candidato à Câmara Municipal do Maio para as eleições autárquicas de 2024, o Deputado Alves deixou um legado de comprometimento e serviço exemplar, sendo uma fonte de inspiração e bondade para todos nós», destacou João Baptista Freire.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
3 days 5 hours

Quando reformar prefiro de longe ir à Universidade Sénior do que ficar a frequenrar bares e botequins com bebidas.

Daniela Santana
10 days 4 hours

Devemos todos fazer uma subscrição a favor do Leão Vulcão. Todos, todos, todos.

Americo costa feritas
10 days 7 hours

Esta noticia peca em todos os aspetos; presença dum governante, melhor vodka do mundo, produção de vodka num pais tropic

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências