Monday, 07 July 2025

E ECONOMIA

Governo vai alterar o Código Aeronáutico de Cabo Verde

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O governo vai alterar o Código Aeronáutico, aprovado pelo Decreto Legislativo nº 1/2001 de 20 de Agosto, e o Projecto de Decreto-Lei que estabelece o regime de vistoria aos estabelecimentos de comércio por grosso e a retalho, comércio por grosso em livre serviço e conjuntos comerciais. A decisão saiu do Conselho de Ministro desta semana.

A porta-voz do CM, Janira Hopffer Almada, explicou à imprensa que, relativamente ao Código Aeronáutico, o governo reconhece que "este foi e é muito importante para a actividade da Aeronáutica e Civil. Contudo, possui algumas lacunas e casos omissos".

“O novo diploma vai nos trazer um primeiro ganho que é dissipar as dúvidas em caso de competências", disse a ministra, acrescentando que o Governo vai absorver as recomendações e as normas de organização da Aviação Civil Internacional. Por exemplo, será permitida à AAC cancelar, suspender ou restringir o trânsito aéreo quando necessário.

Quanto ao Projecto de Decreto-Lei que estabelece o regime de vistoria para os estabelecimentos de comércio por grosso e a retalho, comércio por grosso em livre serviço e conjuntos comerciais, a ministra adiantou que existe, neste momento, um sistema de licenciamento prévio, que acaba por ser um pouco complexo e lento.

Isso porque, prossegue, muitas vezes é difícil agendar-se uma vistoria porquanto esta deve ser feita com a presença de vários organismos ou entidades. "O Governo está decidido a melhorar o ambiente de negócios em Cabo Verde", avançou, para depois acrescentar que "vai se simplificar os procedimentos no que tange à vistoria e ao licenciamento".

O CM aprovou, igualmente, o Decreto-Lei que institucionaliza o número 112 da rede telefónica como número nacional de emergência. Este número vai integrar a emergência médica, policial e incêndios, bem como outros serviços que possam recorrer e que demandem a presença das forças policiais, de sectores de saúde, dos bombeiros, desde que estejam em causa a segurança ou a vida das pessoas e a segurança dos bens.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 23 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 11 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos