Sunday, 06 July 2025

E ECONOMIA

Hong Kong: Protestos anti-Pequim intensificam, greves, raquetes contra granadas de gás

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A greve de estudantes na ’rentrée’ de 2 de setembro segue-se aos protestos de sábado reprimidos com mais violência desde que a onda pró-democracia irrompeu na ilha ex-colónia britânica em 5 de junho.

As primeiras horas da semana laboral começaram com a greve de estudantes (foto), que paralisou o regresso às aulas em universidades e alguns liceus, bem como, a ação que gerou o caos no sistema de transportes (que a nível mundial, destaca-se pela sua eficácia), com manifestantes a bloquear as portas dos meios de transporte públicos impedindo a sua saída das estações, com efeitos, embora menores, semelhantes aos da greve no dia 5 de agosto na cidade-estado de milhões.

Na antevéspera, o décimo-segundo sábado de protestos foi um dos mais intensos com as forças da ordem a lançarem granadas de gás lacrimogéneo, pimenta em spray e tinta azul contra os manifestantes. Estes tinham-se prevenido com máscaras e raquetes com que rebatiam as granadas (foto).

A utilização de tinta azul visa permitir identificar pessoas que serão depois presas. A prática foi utilizada também na manifestação dos coletes azuis em frança. A IA-Amnistia Internacional tem vindo a denunciar o uso de canhões de água com tinta azul, porque além de "constituir um atentado contra a liberdade de manifestar" existem perigos para a integridade física devido à "força do jato e aos produtos tóxicos contidos na tinta".

Fontes: AFP/AP/BBC/Le Monde

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 8 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 15 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 2 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos