Saturday, 05 July 2025

Ilha do Sal: Oposição considera “grave” não apresentação do relatório de actividades da câmara municipal

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A não apresentação do documento nesta primeira sessão da Assembleia Municipal do nono mandato foi justificada pelo executivo camarário com o facto de “não fazer sentido” uma câmara recém-eleita defender um relatório de actividades do mandato anterior.

Para a deputada da União Cabo Verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) Sónia Almeida, a decisão “é gravíssima” e constitui um “atropelo ao Estatuto dos Municípios”.

Conforme a eleita, o Estatuto dos Municípios, no seu artigo 75, estipula que é obrigatório a apreciação do relatório, e, não tendo o documento para apreciar, o ponto 2 do mesmo artigo, diz que é uma “ilegalidade grave”.

“E mesmo assim, a ordem do dia foi avançada e aprovada, sem termos o relatório para apreciar”, lamentou.

Mesma posição tem a líder da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), Estregilda Oliveira, para quem a não apresentação do relatório de actividades “é um atropelo grave ao regimento”.

“Mesmo que tivéssemos uma câmara nova, era obrigatoriedade da cessante apresentar e deixar pronto o relatório das actividades. Não podemos compactuar com isso, e exigimos que a câmara apresente esse relatório”, exigiu.

O edil salense, Júlio Lopes, que foi reeleito para mais um mandato, sustentou que a câmara não cometeu nenhuma ilegalidade e justificou a decisão de retirar o ponto, com o facto de se tratar de um outro mandato.

“Não faz sentido apresentar esse relatório em Fevereiro e nós temos todos os parceiros jurídicos a dizerem que não faz sentido para nenhuma câmara que iniciou o mandato agora apresentar o relatório das actividades”, justificou.

Os trabalhos desta primeira sessão do nono mandato da Assembleia Municipal do Sal continuam hoje, para apreciação e aprovação do plano de actividades e do orçamento do município para o ano de 2025.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day 12 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
1 day 19 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
2 days 7 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos