Thursday, 19 September 2024

A ATUALIDADE

Mpox: Casos em crianças multiplicaram-se por 75 na província congolesa mais afetada

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Os casos de mpox em crianças e jovens até aos 19 anos multiplicaram-se por 75 este ano na província congolesa do Kivu Sul e aumentaram duas vezes mais depressa que entre a restante população, segundo a Save the Children.

Se nas primeiras quatro semanas de 2024 foram registados apenas 15 casos, entre 22 de Julho e 18 de Agosto o número subiu para 1.192, de acordo com os dados das autoridades sanitárias da República Democrática do Congo (RDCongo), analisados pela Save the Children e que servem de base a um estudo desta ONG.

A RDCongo regista cerca de 90% dos casos de mpox no mundo e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), tem 18.000 casos e mais de 600 mortes. A última variante da doença, a 1b, que é considerada a mais perigosa, foi detectada neste país africano.

O responsável pela Advocacia Social da ONG internacional Save the Children no Kivu Sul, Julien Chabo Byake, apelou à educação da população para evitar o contágio e contou o caso de uma mãe que chegou a pensar que a doença do filho “se devia a bruxaria ou a algum tipo de malefício de terceiros”.

“Há muita desinformação na comunidade: alguns acreditam que esta doença não existe, outros afirmam que teve origem em laboratórios europeus para reduzir a população africana, enquanto outros pensam que é bruxaria ou um castigo de Deus para os pecadores”, alertou em comunicado.

Para além da chegada das vacinas, a ONG apelou também a uma injeção substancial de fundos da comunidade internacional para melhorar as instalações de higiene e saneamento nas escolas e comunidades, bem como a formação. A ONG considera que isto é fundamental não só para travar o mpox, mas também outras doenças como o sarampo, que foi responsável por quase 6.000 mortes no ano passado.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
6 days 11 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
15 days 7 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
19 days 9 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos