Uma delegação da Associação Cabo-verdiana de Boston e Cape Verdean Providente Network Culture está em Cabo Verde para desenvolver iniciativas comunitárias, sociais e educacionais para reforçar laços entre as comunidades na diáspora e no país.
A missão, liderada pelo presidente da Associação Cabo-verdiana de Boston, Paulo Amado de Barros, é composta por sete membros e inclui o adido cultural do Mayor de Boston, que tem o objectivo de explorar parcerias institucionais nas áreas cultural ou social.
A missão esteve na cidade da Praia, onde realizou encontros com diversas entidades, como a Associação de Deficientes, organizações não-governamentais e o ministro da Família e Inclusão Social com quem os integrantes da missão abordaram temas relacionados com a integração de famílias cabo-verdianas nos EUA, as questões de deportação e estabeleceu parcerias estratégias de colaboração para apoio social.
Ainda na cidade da Praia, a missão promoveu actividades no bairro de Fazenda, com distribuição de materiais desportivos, roupas e kits de higiene, além de distribuição de materiais para arte e pintura a grupos de Rebelados da Calheta de São Miguel.
Na ilha do Fogo, as acções se se estendem a grupos locais, como os de Beltches e Cobom, em São Filipe, e outros no município dos Mosteiros, com distribuição de materiais desportivos, roupas e kits de higiene
A missão foi recebida na terça-feira, 22, pelo edil de São Filipe para socializar os projectos e avaliar o apoio em equipamentos tecnológicos, como iPads, para jardins de infância que a associação doou no ano passado à câmara municipal.
Paulo Amado de Barros destacou que a missão tem a intenção de formalizar um protocolo com a câmara de São Filipe nas áreas de educação, acção social, economia e segurança.
"Queremos fortalecer a colaboração entre cabo-verdianos nos EUA e no país, pois somos uma só nação", afirmou.
Destacou o potencial para novas cooperações que beneficiem comunidades quer os residentes ou os que chegam de novo aos Estados Unidos como os residentes em Cabo Verde.
Um dos integrantes da missão é natural de Queimada Guincho (Mosteiros) e por isso vai organizar no dia 28 um lanche para as crianças do pré-escolar da comunidade e disponibilizar materiais escolares para cerca de 200 alunos da escola básica de Laranjo e materiais desportivos para a equipa feminina de Queimada Guincho.
Segundo João dos Santos, a ideia é visitar o jovem que há mais de 20 anos se isolou na sua própria residência para lhe oferecer um equipamento para ouvir música e conversar com ele na tentativa de convencê-lo a voltar ao convívio com os amigos e a comunidade.
A Associação Cabo-verdiana de Boston promove o poder e o potencial da comunidade cabo-verdiana e defende, informa e organiza a comunidade cabo-verdiana para alcançar o seu bem-estar cultural, social e econômico.
“Tudo o que fazemos está enraizado em nosso compromisso inabalável com o bem-estar da comunidade cabo-verdiana. Todas as nossas acções refletem as necessidades e aspirações da comunidade”, refere o documento.
A missão da organização é “desbloquear o poder potencial da juventude” para “criar, inovar e transformar o futuro”.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments