O projecto de restauração da igreja de São João Baptista, no concelho da Ribeira Grande de Santiago, foi apresentado esta segunda-feira numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, José Maria Neves.
Em declaração à imprensa, o chefe de Estado afirmou que a reabilitação da referida Igreja será feita com apoios de diversos parceiros.
“A ideia é assim que o projecto esteja concluído, mobilizar parceiros nacionais e internacionais para reabilitarmos essa igreja”, disse o Presidente da República.
Neves realçou também o valor histórico da Igreja de São João Baptista.
“É uma igreja histórica muito importante, que mostra a presença portuguesa, mas também a presença espanhola nesta região”, indicou o Presidente
“Este encontro é para dar visibilidade a este monumento e a todo este sítio e chamar a atenção para a necessidade de tirarmos do esquecimento os patrimónios que nós temos aqui em Cabo Verde”, frisou.
Segundo José Maria Neves, a recuperação do citado templo “passa pelo Instituto do Património Nacional Cultural e também é preciso que haja todo o diálogo, não só no quadro da aprovação do projecto com a Diocese, mas também com o carimbo do IPNC”.
O Presidente referiu-se ainda a outros patrimónios em risco como o “Campo de Concentração do Tarrafal de São Nicolau, o cemitério de Marica e Tabuga, na Ribeira Brava, em São Nicolau, a Baía de Calheta em São Martinho”.
Sublinhou que, no quadro dos 50 anos da Independência Nacional, é preciso “fazer de tudo para tirar do esquecimento, do silenciamento, todo este património existente em Cabo Verde”.
Para o pároco local, João Paulino Garcia, “o restauro é algo grandioso, tendo em conta que é um sítio histórico”.
“A reabilitação da igreja é também uma forma de mostrar a importância que o sítio tem”, salientou.
O custo inicial do projecto está estimado em 33 milhões de escudos e o padre João Paulino Garcia apelou à colaboração de todos.
“Nós estamos contando com as pessoas de boa vontade, que gostam de preservar não só histórias, mas também o sítio em si”, afirmou o responsável paroquial. Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, assegurou o envolvimento do município no projecto.
“O restauro não só representa a preservação e conservação do património, mas também o embelezamento e a dignidade para o município”, concluiu o autarca.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments