Sunday, 28 December 2025

Buscas na CMP: Vereador Jorge Garcia ouvido na Procuradoria Geral da República

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O vereador da Cultura e Economia Criativa da Câmara Municipal da Praia (CMP), Jorge Garcia, foi hoje ouvido na Procuradoria-Geral da República, na sequência das recentes buscas efectuadas pelo Ministério Público (MP) à edilidade praiense.

A Inforpress contactou o vereador sobre os pormenores da audição, mas este, a conselho do advogado Emanuel Sousa que o acompanhou, escusou-se a tecer qualquer comentário a respeito.

A vereadora Kyrha Varela, responsável pelo pelouro do Urbanismo, Planeamento Territorial, Infra-estruturas e Gestão de Espaços Públicos, conforme apurou a Inforpress, deve também ser ouvida esta tarde na PGR.

A Inforpress sabe que a secretária municipal da CMP, Joselina Carvalho, foi igualmente ouvida esta segunda-feira, 22, na PGR.

A Direcção Financeira e Patrimonial da Câmara Municipal da Praia, na Fazenda, foi na passada sexta feira, 12, alvo de buscas pelo MP, visando a apreensão de documentos, dinheiro e objectos que sirvam à prova no âmbito de denúncias de “ilegalidades e corrupção”.

A busca aconteceu na sequência do auto de instrução n.º 27/2023/2024, que foi aberto pela Procuradoria-geral da República, em 2024, contra a Câmara Municipal da Praia por causa das denúncias de “ilegalidades e crimes de corrupção” feitas pelo inspector de Finanças Renato Fernandes. 

Posteriormente, o procurador da República, que acompanhou o processo de buscas na Direcção Financeira e Patrimonial, na Fazenda, deslocou-se aos Paços do Concelho, encontrando as portas fechadas, ordenou o seu arrombamento à marretada.

O edil praiense Francisco Carvalho devia ser ouvido esta segunda-feira, mas pediu o adiamento, justificando que já tinha assumido um “compromisso” no exterior.

O autarca praiense defendeu que a actuação da PGR contrariou a decisão judicial, alegando que o mandado dizia respeito exclusivamente à Direcção Financeira e Patrimonial.

Francisco Carvalho considera que a Câmara Municipal da Praia está a ser alvo de um “ataque político”, alegadamente promovido pelo MpD, partido no poder, recorrendo à actuação da Procuradoria-Geral da República e da Polícia Nacional.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Lima
1 month 9 days

Porque a Câmara Municipal não cumpre o Codigo de Postura, caçando os cães Pitbulls?.. O Codigo está letra morta? Me ...

Isabel
1 month 11 days

A educadora Erica Correia chama a atenção sobre educação das crianças que, mal orientadas ,podem deixar marcas para a ...

Terra
1 month 13 days

Continuasao de bom trabalhos Cabo Verde para todo os que querem ser parte da limpeza dos bandidos e fascista ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos