O presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, destacou esta sexta-feira que a juventude cabo-verdiana teve um “papel fundamental” na construção da história política e constitucional de Cabo Verde.
Austelino Correia que falava à imprensa momentos antes de ministrar uma aula magna aos jovens que participam na Semana do Jubileu dos Jovens Cabo-verdianos 2024, adiantou que a ideia é levar a mensagem de uma participação activa, responsável e consciente em todo o processo de desenvolvimento do país.
“Nós vamos fazer uma viagem para as origens, raízes, para o passado como nos sugere o Papa Francisco e também que é comemorado pelo cardeal e fazer os jovens cabo-verdianos conhecerem um pouco da história política e constitucional de Cabo Verde”, disse.
O evento, segundo o presidente, constitui uma oportunidade para partilhar com esses jovens um pouco da história política e constitucional do país antes da independência, da proclamação da independência, da mudança política em 1990, do surgimento do Movimento para a Democracia, da aprovação da Constituição da República de 1992 e a centralidade do parlamento nesse sistema político cabo-verdiano.
Austelino Correia que realçou que todo esse processo teve uma participação activa da juventude cabo-verdiana, sublinhou que é muito importante que essa participação continue a ser efectiva e consciente para a construção de um futuro cada vez melhor para todos.
Na ocasião, lembrou ainda que a diversidade é normal e que é na diferença que se discutem os assuntos candentes do país tendo como foco sempre a realização do bem comum.
“Vamos discutindo nesse ambiente de senso, mas de elevação e de decência sobretudo, sendo que a política é bonita, linda e serve ao interesse quando é feita num ambiente de elevação política”, precisou o presidente do parlamento que considerou que a juventude é o fermento para que o país se desenvolva num ritmo aceitável e sustentável.
A aula magna acontece no âmbito do projecto ‘Parlamento de Portas Abertas’.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments