A Polícia Nacional vai colocar no terreno 246 agentes para garantir a segurança nos dias do Festival Internacional de Música da Baía das Gatas, em São Vicente, contando com agentes locais e ainda reforço de outras ilhas.
A informação foi avançada hoje, em conferência de imprensa, no Mindelo, pelo porta-voz da corporação, Elvis Leite, que assegurou que o plano de segurança foi adoptado nas vertentes prevenção e repressão para esse evento, com “grande afluência” de pessoas.
Nestes termos, vai ser colocado no terreno, segundo a mesma fonte, um total de 246 agentes, dos quais 216 de São Vicente, e ainda um reforço de mais 30, vindos das ilhas de Santo Antão, Sal e Boa Vista, que também apoiam no reforço de viaturas.
“O plano está dividido em sectores, com o nível da ordem pública em geral, fiscalização rodoviária e ainda de Polícia Marítima para fiscalização das zonas balneares”, explicitou Elvis Leite, que fala de uma operação com início no dia 13 e término no dia 19.
Além das acções de prevenção a acidentes e ainda de furtos e roubos, o subcomissário da Polícia Nacional adiantou que vai ser dada “especial atenção” ao uso abusivo de álcool por parte de menores de 18 anos de idade.
Mais ainda, sublinhou, vai ser garantida a segurança de todos os artistas em palco e ainda dos equipamentos sonoros, para além de outras acções de junto dos banhistas.
Quanto ao trânsito, a Polícia Nacional pretende realizar operações de vigilância e fiscalização diurnas e noturnas para prevenção de acidentes, controlar o transporte de passageiros e a condução sob efeito do álcool.
Em forma de reforço, também o trabalho da polícia terá com auxílio câmaras de vigilância, com postos fixos e ainda dois postos móveis, efectivados através de meios autos.
Elvis Leite afiançou que embora o “policiamento forte” na Baía das Gatas não se vai descurar da segurança na cidade do Mindelo e arredores, que terá funcionamento normal.
Mesmo assim, a mesma fonte apelou para que a população tome precaução em relação às residências e também quanto ao “abandono” de crianças em casa, tendo em conta que se mostra “um momento propício” para meliantes cometerem crimes de furtos e roubos.
O festival de Baía das Gatas, que este ano celebra a 40.ª edição, decorre em São Vicente, excepcionalmente por quatro dias, 15, 16, 17 e 18 de Agosto, com um cartaz de grupos e artistas nacionais e estrangeiros que tem como um dos destaques a cantora brasileira Ivete Sangalo.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments