Monday, 11 August 2025

A ATUALIDADE

São Lourenço dos Órgãos: Mães reconhecem importância do aleitamento materno exclusivo até aos seis meses

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Um grupo de mães no município de São Lourenço dos Órgãos, em Santiago Norte, destacou esta segunda-feira a importância do aleitamento exclusivo até aos seis meses, considerando-o a primeira vacina para os seus bebés.

Em declarações à Inforpress, à margem do acto regional da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), Cláudia Varela, mãe pela primeira vez, e Nilda Barreto, com seis filhos, defenderam que, com excepção daquelas que têm alguma doença, sobretudo transmissíveis, todas as mães devem amamentar os bebés até aos primeiros seis meses de vida.

Cláudia Varela, de 27 anos, aconselhou as mulheres a amamentaram exclusivamente os seus bebés nos primeiros seis meses de vida para que possam crescer saudáveis, porque os previne de certas doenças.

Nesse sentido, comprometeu-se a amamentar a sua filha, agora com quatro meses, até aos seis meses e só a partir daí introduzir outros alimentos leves e água.

Nilda Barreto, de 42 anos, admitiu que não deu leite materno exclusivo a todos os filhos até aos seis meses por não saber dos benefícios e porque tinha de os deixar para trabalhar.

Consciente dos benefícios, comprometeu-se a seguir à risca as orientações médicas em relação ao aleitamento, até porque tem memória de que os que não deu leite materno até aos seis meses adoeciam “de vez em quando”.

Já a delegada de Saúde de São Lourenço dos Órgãos, Liliane Hungria, prometeu continuar a trabalhar na conscientização nesse município santiaguense sobre esta temática, que considerou importantíssima para o desenvolvimento de qualquer população e comunidade.

“O leite materno é aquele bem mais precioso no primeiro momento de vida. Ele é a primeira vacina, é sustento e é tudo para os bebés”, disse.

O evento a ser comemorado com várias acções a nível nacional até quarta-feira, 07, sob o lema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham” teve o acto central regional em São Lourenço dos Órgãos e foi realizado pela Região Sanitária Santiago Norte, Delegacia de Saúde Local e Direcção Nacional de Saúde.

O acto foi presidido pela médica Yorleydis Rosabal, em representação da Directora Nacional da Saúde, Ângela Gomes, e pelo director da RSSN, João Baptista Semedo.

A nível da RSSN, constam ainda do programa a inauguração da sala de apoio à amamentação no Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), esta quarta-feira, 07, e um encontro de reflexão com todos os intervenientes na área da saúde reprodutiva das estruturas da RSSN, no dia 09, em Rui Vaz, São Domingos.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
4 days 14 hours

O Carlos Fias, que tem dado a cara ás balas, é que vsi ser o nosso futuro Presidente da Camara da Praia?

Rosana
5 days 18 hours

Freud já explicava: quando o ego é frágil e o pénis é pequeno, vêm os impulsos de destruição. Trump manda submarinos ...

jorge lopes
5 days 22 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos