Três reclusos com deficiência, que cumprem pena na cadeia central da Praia receberam esta segunda-feira, 28 de julho, cadeiras de rodas personalizadas, entregues no quadro da iniciativa de disponibilização às pessoas com deficiência de Cadeiras de Rodas + auxiliares de marcha – Região Sotavento + Boavista.
De acordo com a nota remetida ao Asemanaonline, esta iniciativa permite maior dignidade e humanismo para estes indivíduos que cumprem pena, mas que não tem que ver comprometidas a sua dignidade e direito a um tratamento justo à luz da legislação cabo-verdiana.
Segundo explicou a mesma fonte, o técnico de montagem, Nataniel Lima esteve presente para cumprir os procedimentos de ajuste e disponibilização de ferramentas essenciais que fazem parte do processo.
Salientou ainda que o director da Cadeia Civil enalteceu a iniciativa, bem como a proatividade, dos técnicos de reinserção e serviços penitenciários.
Já o presidente da Associação Cabo‑verdiana de Deficientes (ACD) e do Conselho de Administração do CENORF, Bernardino Gonçalves, comprometeu-se a envidar esforços para que a ACD, contribua na reinserção social dos reclusos da Cadeia Central, quer através de acompanhamento e disponibilização de vagas para prestação de serviço comunitário ou criação de vagas de emprego e ocupação útil, nova condição de liberdade pós cumprimento das penas.
A iniciativa, que arrancou em Abril de 2024, já entregou 197 equipamentos, dos quais 152 são cadeiras de rodas. Realizou formações a técnicos, fisioterapeutas e enfermeiros das delegacias de saúde, sobre técnicas de avaliação e diagnóstico das necessidades dos pacientes com deficiência física, bem como montagem, reparação e manutenção das cadeiras de rodas.
Terms & Conditions
Report
My comments