quinta-feira, 18 abril 2024

S SOCIAL

Cabo Verde vai criar 11 centros para crianças e adolescentes em risco

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cabo Verde vai criar este ano 11 centros financiados pelo Fundo de Proteção Social (Fundo Mais) em diferentes ilhas, para prestação de assistência diária a crianças e adolescentes em situação de risco, anunciou hoje o Governo.

"O objetivo primordial destes centros é a prestação de assistência diária a crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco, de vulnerabilidade social", afirmou a ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis.

Segundo a governante, na qualidade de porta-voz do Conselho de Ministros, dos 11 centros, cinco serão criados na cidade da Praia, três na ilha de São Vicente e os restantes nas ilhas da Boa Vista, São Nicolau e Sal (um em cada qual) para abranger crianças com idades entre os 6 e os 18 anos.

O orçamento geral para a construção dos centros ronda 580 milhões de escudos (5,2 milhões de euros).

Ainda no mesmo âmbito, vai ser reforçado o centro de emergência infantil da ilha do Sal, "para alargar o nível de assistência prestado".

Janine Lélis referiu que, além dos 11 centros hoje anunciados, o Governo pretende criar mais dois, um em Santiago norte e outro na ilha de Santo Antão.

"As diretivas do Fundo Mais têm um grande foco nos centros de emergência infantil e na atribuição de subsídios para as famílias que mais precisam, no âmbito do combate à pobreza extrema", apontou Janine Lélis.

Em fevereiro, as autoridades anunciaram que o trabalho infantil, ilegal, atinge 4.900 crianças em Cabo Verde, ou seja, 4,2% da população entre os 5 e os 17 anos.

Os dados revelaram também que mais de 80% das famílias em que há trabalho infantil têm mais de quatros pessoas (41,4% dos agregados têm mais de seis pessoas).

A Semana com Lusa

14 de Março de 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Amorim
6 days 14 hours

Que se diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Amorim
6 days 14 hours

Reduzir custos que seja com a prata da casa.

Amorim
7 days 11 hours

Álcool mata e pode induzir à prática de crime. Aorendam.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências