Com o lema “Mulheres e meninas rurais construindo para resiliência climática”, o ICIEG, em parceria com a FAO e a ONU Mulheres comemorou, esta terça-feira, 15, no Museu da Tabanka, em Assomada, ilha de Santiago, o “Dia Internacional da Mulher Rural”, para relembrar à sociedade de que o fruto sustentável do mundo não será possível sem mulheres e meninas rurais.
A cerimónia iniciou com uma conversa aberta em torno do tema “Género, empoderamento e desafios no mundo rural”. De seguida aconteceu um momento cultural com a atuação das batucadeiras de Serra.
Segundo um comunicado enviado a este diário digital, as mulheres e as meninas rurais desempenham um papel significativo na agricultura, na segurança alimentar e na nutrição, na gestão da terra e dos recursos naturais e no trabalho de cuidados domésticos não remunerados.
“De facto, globalmente, uma em cada três mulheres empregadas trabalha na agricultura. As mulheres também recolhem combustíveis de biomassa, processam manualmente os géneros alimentícios e bombeiam água; 80% das famílias sem água canalizada dependem de mulheres e meninas para a coleta de água. Certamente, as mulheres rurais estão na linha da frente para batalhas quando os recursos naturais e agricultura são ameaçados”, revela a organização do evento.
Terms & Conditions
Report
My comments