sexta-feira, 19 abril 2024

S SOCIAL

Cabo Verde de luto: Morre Amaro da Luz, primeiro ministro das Finanças do país e negociador da independência nacional

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cabo Verde está de luto com a morte, na madrugada desta sexta-feira, de Amaro da Luz, que foi o primeiro ministro das Finanças depois da independência nacional a 05 de Julho de 1975, um dos negociadores da independência do país e combatente da Liberdade da Pátria. O seu funeral aconteceu, na tarde de hoje,04, no cemitério da Várzea, na Praia.

Segundo fontes familiares, Amaro da Luz faleceu, na madrugada desta sexta-feira, uma semana depois ter dado entrada no Hospital Agostinho Neto.

Homem íntegro e humilde, Amaro da Luz foi o primeiro ministro das Finanças de Cabo Verde, no governo chefiado por Pedro Pires logo depois da independência a 05 de Julho de 1975. Contou, numa conferência realizada no Mindelo com alguns dos membros do primeiro governo de Cabo Verde independente, a peripécia de ter encontrado alguns centavos nos cofres do Estado, mostrando-se como era difícil gerir o país naquela altura.

Amaro da Luz nasceu em Santo Antão e faleceu com 85 anos de idade. Estudou em Portugal, onde se licenciou em Economia. Foi técnico do Banco Nacional Ultramarino (BNU) e, depois, quadro do Banco de Cabo Verde (BCV). Foi, por vários anos, Governador do BCV, mas antes disso, foi, como referido, o primeiro Ministro das Finanças de Cabo Verde entre 1975 e 1977. A nível da diplomacia, Amaro da Luz desempenhou as funções de Embaixador de Cabo Verde nas Nações Unidas (1977-1984).

Mas o seu percurso político não ficou por aí. Foi também um dos membros da delegação do Partido Africano para Independência da Guine-Bissau e Cabo Verde (PAIGC) que negociação com as autoridades portuguesas a independência do arquipélago.

Segundo fontes históricas, na qualidade de Combatente da Liberdade da Pátria, Amaro da Luz desde cedo abraçou a luta pela independência, com um importante activismo em Portugal, quando frequentava o curso superior de Economia.

Conforme as mesmas fontes, após o golpe militar de 24 de Abril de 1974 em Portugal e a queda do regime fascista, Amaro da Luz integrou a delegação liderada por Pedro Pires que negociou a independência de Cabo Verde em Londres com Mário Soares e Almeida Santos, do lado português.

É de salientar que, em 2014, foi um dos 12 governantes da chamada "primeira República" condecorados pelo então primeiro-ministro, José Maria Neves, pelo seu "árduo trabalho" em prol do desenvolvimento de Cabo Verde.

O colectivo do A Semana, de que foi até recentemente um amigo e colaborador, apresenta as suas sentidas condolências à família de Amaro da Luz – morreu o homem, mas a sua obra perdure no tempo.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Amorim
7 days 10 hours

Que se diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Amorim
7 days 10 hours

Reduzir custos que seja com a prata da casa.

Amorim
8 days 7 hours

Álcool mata e pode induzir à prática de crime. Aorendam.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências