quinta-feira, 07 novembro 2024

P POLÍTICA

Brava: Candidatos com apostas nos setores de transportes, turismo e cultura

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

À medida que se aproxima do fim da campanha eleitoral na ilha das Flores, os três partidos políticos concorrentes (PAICV, MPD,UCID) intensificam as ações de terreno com deslocações para as várias comunidades. Todos prometem dar um atenção especial aos setores de transportes, turismo e cultura, com ênfase na morna.

A candidatura do Movimento para Democracia (MpD), através da sua cabeça-de-lista, Fernanda Burgo, promete fazer da ilha um santuário da morna como património imaterial da humanidade, cuja concretização fará da Brava um destino turístico por excelência, a nível cultural. Tudo com o museu criado na sequência da transformação da Casa de Eugênio Tavares num centro de investigação para os universitários.

Vencendo as legislativas de 18 de Abril, o MpD pretende criar produtos ligados à marca Eugénio Tavares para a promoção internacional do poeta.

Além disso, quer resolver o problema de transporte com a colocação de barco de pequena dimensão para ligar Brava à vizinha ilha do Fogo, aumentando o fluxo de turistas, assim como a criação de um roteiro para turismo rural.

Esta segunda-feira,12, a candidatura do MpD teve como principal ação de campanha a realização de um comício na localidade de Pau.

Por sua vez, a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), na pessoa do cabeça-de-lista Nelson Gomes, quer uma maior aposta no turismo patrimonial e cultural na ilha, que, de 1836 e até o final do século XIX, foi capital de Cabo Verde, na sequência do surto de paludismo que atingiu a ilha de Santiago.

Igualmente destacou que foi na ilha das Flores que surgiu a primeira igreja protestante da África e que Nossa Senhora do Monte já foi residência do Bispo de Cabo Verde, razão pela qual considera que a ilha tem muito potencial cultural e patrimonial que deveria ser melhor explorado para promover e desenvolver o turismo.

Considera que, até este momento, os sucessivos governos pouco ou nada tem feito para atrair investimentos para ailha, inclusive dos emigrantes para desenvolver o sector do turismo. Nelson Gomes apontou ainda que o problema de transporte não foi resolvido e que é preciso colocar um barco de pequeno porte apenas para garantir ligação entre Brava/Fogo/Brava.

Esta segunda-feira a candidatura do UCID centraliza a sua acção de campanha na vila piscatória de Furna.

Entretanto, vamos retomar os contatos com a candiaitura do PAICV, com a qual foi impossivel de chegar à fala, para a edição desta terça-feira.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Braga Maria Cobom di Nona
29 days 5 hours

Desta forma não vamos ter estabilidade na saúde na região Fogo/Brava.

D. G. WOLF
1 month 6 days

A auto-ajuda é o refúgio dos falhados.

João Mendes
1 month 10 days

Estamos a assistir a um hediondo crime apoiado pela América

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos