sexta-feira, 20 junho 2025

P POLÍTICA

Brava: Candidatos defendem transportes regulares e mais água para a ilha

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No término de uma semana de campanha eleitoral, as candidaturas dos três partidos concorrentes (UCID, MpD, PAICV) na Brava recentram os debates na problemática dos transportes e na carência de água para a agricultura e o consumo humano.

Para a lista do MpD, o problema de escassez de água tem agudizado nos últimos anos na Brava. Por isso, defende que poderá ser resolvido com a montagem e o funcionamento de dessalinizadora de água na ilha.

Esta garantia foi dada à população pela cabeça-de-lista do Movimento para Democracia (MpD), Fernanda Burgo, que lembrou que o Governo, através do Ministério de Agricultura, apoia os agricultores com a instalação do sistema de rega gota-a-gota e com a redução de 50 por cento dos custos.

Por outro lado, indicou que a possibilidade de se criar um polo da Universidade de Cabo Verde na Brava deve ser estudada - pede que se deve definir eventuais áreas de licenciatura, evitando assim fazer promessas que possam não ser implementadas.Esta sexta-feira a candidatura ventoinha esteve em contato com a população de Santa Bárbara para transmitir a sua mensagem à mesma.

Por sua vez, o líder da lista da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), Nelson Gomes, considerou que a resolução do problema de carência do precioso líquido não passa da promessa de campanha, recordando que nas legislativas de 2016 o MpD tinha feito a mesma promessa e transcorridos cinco anos este problema ainda está por ser solucionado.

Acrescenta que, não tendo o executivo de Ulisses Correia e Silva resolvido esse problema, registou-se um agravamento da situação com a falta de água. Critica que vem agora o MpD a dizer que já assinaram um contrato como uma empresa para solucionar a carência de água na ilha. Por isso, apela aos eleitores para serem mais inteligentes e não se deixarem ser enganados com promessas de campanha.Conforme a mesma fonte, a UCID quer eleger um deputado para ser a voz dos problemas dos bravenses. Tudo por considerar que os representantes escolhidos nas outras legislaturas estavam ao serviço dos seus partidos e não a defender a população.

Esta quinta-feira, a caravana dos democratas cristãos promoveu ação de campanha na localidade de Fajã de Água.

Já o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) advoga que «o próximo governo tem de olhar para a Brava como uma ilha que não é economicamente viável, em nenhum sector de atividade». Para que tenha estabilidade e segurança alimentar, Silva entende que o Estado deverá continuar a apoiar as famílias, subvencionar o transporte, de entre outras políticas e medidas sociais.

O cabeça de lista do PAICV faz questão de sublinhar que o Estado tem que massificar o apoio social para que as famílias possam ter alguma estabilidade e possam viver melhor.

Clovis da Silva faz questão de realçar que o candidato do MpD já tinha analisado anteriormente a problemática da carência de água na ilha, mas voltou a referir este problema, que teve um impacto e uma quebra enorme aos agricultores e aos criadores locais de gado.

É de salientar que, esta quinta-feira, os integrantes da candidatura do PAICV escolheram a localidade de Mato para promoverem a campanha, realizando contactos com os eleitorados.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
3 days 20 hours

Ninguem perguntava a um homem se ele tinha mérito de ser na uma linha partidário/ Hahaha tchakota boca calado tem resposta ...

Maika
4 days 14 hours

Não fosse o apoio do imperialismo americano desta vez seria varrido da face da terra os genocidas e criminosos sanguinários ...

Terra
7 days 5 hours

Nhos vota na MPD tamebe Naty fla ma ainda nos codja nada?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos