sábado, 22 março 2025

P POLÍTICA

Analistas preocupados com o possível aumento de número de casos positivos de COVID-19 após campanhas eleitorais

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cabo Verde realiza no próximo dia 18 de abril as segundas eleições (legislativas) em contexto pandémico, no curto espaço de seis meses e que deveria pelo menos limitar as ações das várias candidaturas. Todavia, segundo analistas deste jornal, as evidências mostram que os partidos “não andam a respeitar as regras e orientações das autoridades sanitárias” e pelas evidências, “a sede do poder é mais importante do que a saúde dos eleitores”. Um factor que, na opinião deles, acaba por gerar “desconfiança e descrédito na classe política”, aumentando assim o nível de abstenção e o número de casos de COVID-19 pós pandemia.

Para o analista, Daniel Costa nem todos os partidos estão a cumprir as restrições sanitárias impostas pelas autoridades. Critica que os dois partidos do arco do poder (MPD e PAICV) de estarem a promover, nas redes sociais e na comunicação social, um autêntico concurso ou competição de imagens de aglomeração e ajuntamento de pessoas, muitas das quais sem máscara, o que acaba por “ contrariar as orientações sanitárias”.

“Esta é uma atitude totalmente irresponsável e cínica, uma vez que todos os dirigentes partidários, antes do início da campanha, fizeram coro às autoridades sanitárias, apelando ao não ajuntamento, ao distanciamento e uso de máscara”. Estas declarações foram feitas em entrevista ao ASemanaonline pelo analista que ainda aproveita para lembrar ao eleitorado os partidos considerados pequenos, UCID, PSD, PTS e PP, não promoveram tanto ajuntamento, provavelmente porque não possuem recursos para seduzir e mobilizar grande número de apoiantes para as suas mobilizações de rua.

Ainda segundo Costa, este tipo de comportamento” irresponsável e cínico” é que gera desconfiança e descrédito na classe política, não só aqui como em outras paragens.

Revela um sintoma de contumaz de descaso para com a saúde pública e certas parcelas das populações, destacadamente jovens e mais carenciados que são recrutados para o efeito, a troco de dinheiro, promessas e ofertas diversas, mas, habitualmente, esquecidos após as eleições.

Costa ainda sublinha que estes comportamentos das candidaturas tornam previsível o aumento de casos durante e após o período das campanhas eleitorais e um maior nível de abstenção como forma de protesto e de expressão de descrédito face à classe política.

Para evitar esse tipo de situações de risco num cenário de pandemia em eleições futuras, o analista considera ser preciso tomar, preventivamente, a nível legislativo, medidas punitivas mais duras que inibam e/ou impeçam ajuntamentos e que permitam ações efetivas da polícia e da justiça para inibir os prevaricadores durante o processo eleitoral. Por outro lado, segundo o mesmo, essas eventuais medidas legislativas deverão reforçar os poderes e capacidades de intervenção da CNE nessa matéria.

De igual modo, assegura outro analista, Alcindo Amado, que tem-se vindo a verificar um comportamento extremamente negligente dos partidos políticos concorrentes, face à esta terrível pandemia.

Segundo o mesmo, a sede do poder é mais importante do que a saúde dos eleitores. Todavia, de acordo com o mesmo, nota- se um desleixo das Autoridades Sanitárias, que poderiam ter recorrido à Polícia Nacional para disciplinar o evento e evitar ajuntamentos de pessoas.

Amada sustenta ainda que logo a seguir às eleições de 18 de Abril vem a fatura. Vai ser um desastre epidemiológico, pela qual vai-se ter que assacar responsabilidades ao Estado. 
— -Daniel Costa, que é professor de profissão na Universidade de Cabo Verde e quem tem algumas obras publicadas, onde se destaca o lançamento do livro “ Dados eleitorais de Cabo Verde em 25 anos de regime democrático, no dia 27 de novembro do ano 2020. Consultar https://unicv.academia.edu/DanielHenriqueCosta

Alcindo Amado, é Engº Agrónomo (Especializado em Ordenamento Rural), Ex-Técnico da USAID (United States Agency for International Development), ainda colaborou na instalação do Centro De Estudos Agrários (INIDA) e é proprietário da Mindeltronics Enterprise. Amado foi eleito Deputado Municipal São Vicente (2008/2012) MPD e é colunista/analista de temas político-sociais no Jornal ASemana.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Comandante JMN
2 days 15 hours

Ah, pois claro, porque nada grita diplomacia de alto nível como um telefonema entre Zelensky e Trump, onde um pede para sabe ...

JMN
3 days 12 hours

O que acontece hoje na Faixa de Gaza é o resultado de décadas de decisões políticas desastrosas e manipulações de potê ...

janira caipira
4 days 11 hours

Meu caro, essa ideia de que as mulheres governam melhor porque têm "sensibilidade" e "não matam os filhos dos outros" é um ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos