O prémio à Mãe será entregue quando a décima criança completar um ano, segundo o decreto assinado esta quinta-feira pelo presidente Vladimir Putin. É uma medida de incentivo à natalidade no país que tem vindo a registar declínio populacional.
A geração de russos nascidos desde os anos de 1990 mostra pouca vontade em cumprir o preceito do "crescei e multiplicai", como indicam as estatísticas que mostram uma taxa de natalidade que este ano ronda os 1,4%.
O problema do declínio da natalidade russa já tinha vindo a ser enfrentado desde o tempo em que Putin era primeiro-ministro — e está no poder desde 1999.
As medidas fiscais criadas na chefia de governo de Putin procuraram incentivar as famílias a terem (mais) filhos. Mas dado que as taxas de nascimento continuam longe das duas crianças por mãe, o presidente Putin sacou duma lei que muitos já estão a adjetivar de "estaliniana".
Agora, o decreto de Putin estabele que o título será concedido a quem promova o nascimento e educação de 10 cidadãos russos, com um montante fixo de 1 milhão de rublos russos (1,8 milhão CVE). Com o dinheiro, virá uma medalha em forma de estrela de cinco pontas.
Fontes: CNBC/TASS/BBC.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments