O PSOE apelou ao seu reforço parlamentar para poder governar, mas poucas horas após o fecho das urnas já se sabe que o partido de Sánchez perdeu três assentos no Parlamento e não consegue maioria para governar. A extrema-direita sai reforçada, com a subida do VOX, doravante a terceira força política em Espanha e que de 24 assentos disparou para 52, mais do dobro. O Podemos caiu, o PP subiu e tem agora 87 assentos. Mantém-se assim o impasse e terá de haver negociações para formar um novo governo.
Legislativas no domingo, 10 no Reino de Espanha, dominadas pela baixa na economia e "o caso catalão". Em quatro anos foi a 4ª vez que os espanhóis votaram, e na segunda vez este ano, a participação caiu 1,82% comparado com abril.
Mantém-se o impasse para governar. O líder socialista Pedro Sánchez no seu discurso de vitória às 23H50 locais (menos 3H em Cabo Verde) apelou a que respondam ao seu chamado para "negociar com todos os partidos, exceto aqueles que semeiam o ódio".
Salvini, Marine Le Pen felicitam Vox
A líder da extrema-direita francesa reagiu, via Twitter, logo às 21H54 lcocais (menos 3H em Cabo Verde) para felicitar o líder do movimento, Santi Abascal, pela "progressão fulgurante" do partido graças ao "impressionante trabalho na oposição".
Minutos antes, pela mesma rede social Matteo Salvini saudava o "grande avanço dos amigos do Vox". "Não há nenhum racismo nem fascismo, só queremos viver em paz nas nossas casas", o líder da extrema-direita italiana antecipava assim a resposta ao que previa vir a "ler nos jornais".
Fontes: TVE/El País/outras referidas
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments