sexta-feira, 22 novembro 2024

E ECONOMIA

China acautela relações com EUA para evitar mais medidas punitivas, após prisão da CFO da Huawei no Canadá

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A China usa agora a frente diplomática após emitir um primeiro protesto veemente contra a prisão na quinta-feira, 6, de Sabrina Meng Wanzhou, por ordem dos Estados Unidos. Entretanto, a administradora financeira da multinacional tecnológica Huawei, de que será herdeira, foi ouvida em tribunal esta sexta-feira, 7, na cidade canadiana de Vancouver, na Colúmbia Britânica.

O Governo da República Popular da China usa agora a frente diplomática após emitir um primeiro protesto veemente contra a prisão na véspera, de Sabrina Meng Wanzhou (extremo-direito da foto, com Putin) por ordem dos Estados Unidos. A administradora financeira e herdeira da multinacional tecnológica Huawei foi ouvida em tribunal esta sexta-feira, 7, na cidade canadiana de Vancouver, na Colúmbia Britânica, sobre a alegada violação das sanções contra o Irão.

A detenção de Meng, filha de Ren Zhengfei, fundador da Huawei e deputado do PC chinês, e por isso membro da elite governamental chinesa, surge num contexto mais alargado. É que a Huawei está no meio da ‘guerra económica’ em curso entre os Estados Unidos e a República Popular da China.

A multinacional tecnológica sediada em Shenzhen foi, em agosto, objeto de uma ordem executiva que proíbe a aquisição dos seus produtos pelas entidades estatais norte-americanas. A segurança nacional é o argumento utilizado pelo gabinete de Donald Trump para essa medida extraordinária, que sustém o fornecimento de equipamentos 5G, de útlima geração.

Trégua temporária RPC-USA dias antes da detenção

Meng é detida cinco dias depois de os presidentes Donald Trump e Xi Jinping (este à esquerda na foto, com Ren Zhengfei) terem, no fim de semana passado, em Buenos Aires, Argentina, à margem da Cimeira do G20, assinado um acordo para uma trégua de noventa dias na ’guerra económica’.

A executiva da Huawei a sair do avião em Vancouver foi detida e levada para um edifício onde passou a noite encarcerada antes de ser apresentada a um juiz. É possível, dizem os media, que os Estados Unidos possam estar a pedir a sua extradição.

Fontes: AP/Washington Post/ The China Daily/ Global Times. Fotos (Reuters) que indicam a expansão global do império tecnológico Huawei (cujo emblema em hieróglifos forma a palavra ’flor’). Para a China, a detenção de Meng é uma "reprovável medida dos Estados Unidos para travar a Huawei".

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 15 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 13 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 12 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos