sexta-feira, 22 novembro 2024

E ECONOMIA

Taxa de Inflação Homóloga do IPC diminuiu para 1,0% em Agosto de 2018

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 1,0% em Agosto de 2018, taxa inferior em 1,0 pontos percentuais (p.p.) em relação à do mês anterior. O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo energia e produtos alimentares não transformados) registou uma variação homóloga de 0,3%. Uma cifra que ficou inferior em 0,2 p.p. à registada em Julho, enquanto que a variação mensal do IPC foi -0,3% (0,4% no mês anterior e 0,7% em Agosto de 2017). Isso permite dizer que a variação média dos últimos doze meses fixou-se em 1,1%, valor idêntico ao registado em Julho passado.

Variação Homóloga

De acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde (INE-CV) a taxa de variação homóloga do IPC situou-se em 1,0% em Agosto de 2018 - ficou inferior em 1,0 p.p. à do mês anterior.

Segundo a mesma fonte, as variações positivas mais significativas ocorreram nas classes dos Transportes (+8,2%), das Rendas de habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis (+3,2%), da Saúde (+2,3%), do Ensino e dos Bens e serviços diversos (ambas +2,2%), dos Acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação (+1,9%), do Lazer, recreação e cultura (+1,8%), das Bebidas alcoólicas e tabaco e dos Hotéis, restaurantes, cafés e similares (ambas +1,5%). Por outro lado, as variações negativas foram observadas nas classes dos Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (-1,5%) e dos Vestuário e calçado (-1,6%), confomr o

Revela o relatório do INE-CV que as principais subidas de preços registadas pelo IPC observaram-se nos subgrupos, nomeadamente “Manutenção e reparações”, “Outros artigos e acessórios”, “Artigos de papelaria e de desenho não duradouros”, Serviços de salões de cabeleireiros”. Já as principais descidas de preços ocorreram nos seguintes subgrupos: “Frutos”, “Aparelhos para gravação de som e imagem”, “Outros artigos de uso pessoal não duradouros” e “Peixe”.

Variação Mensal (-0,3%)

Ainda, conforme o estudo realizado pelo INE, em Agosto de 2018, o IPC registou uma taxa de variação mensal de -0,3% (0,4% no mês anterior e 0,7% em Agosto de 2017). As classes com maiores contributos negativos para a variação mensal do índice total foram as dos Acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação, dos Transportes e dos Bens e serviços diversos (ambas -0,1%), do Ensino (-0,3%), dos Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (-0,5%) e dos Vestuário e calçado (-1,6%). Por outro lado, as classes com maiores contributos positivas para a taxa de variação mensal foram as das Rendas de habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis (+0,2%), da Saúde e dos Hotéis, restaurantes, cafés e similares (ambas +0,1%)

Variação Média de 12 meses (1,1%)

Neste indicador deve-se salientar que em agosto de 2018, o IPC registou uma variação média dos últimos doze meses de 1,1% (valor idêntico ao registado no mês anterior).

Índices Regionais

O documento sublinha que a nível regional, registaram-se variações mensais negativas nas ilhas de Santiago e de Santo Antão, de -0,3% e -0,4%, respectivamente e, nula em São Vicente. Em Santiago, as contribuições das classes do Ensino, dos Acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação, dos Bens e serviços diversos, do Vestuário e calçado e dos Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas foram determinantes para a variação mensal negativa do índice total dessa região.

Segundo o mais recente IPC, as contribuições positivas foram registadas nas classes das Rendas de habitação, água, eletricidade, Gás e outros combustíveis e dos Transportes. De ressaltar que em Santo Antão, as contribuições negativas foram registadas nas classes dos Hotéis, restaurantes, cafés e similares, dos Acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação, dos Bens e serviços diversos, dos Transportes e dos Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.

Por outro lado, as variações positivas foram registadas nas classes do Lazer, recreação e cultura, das Rendas de habitação, água, eletricidade, Gás e outros combustíveis e do Vestuário e calçado.

Já em São Vicente, as contribuições positivas foram registadas nas classes das Rendas de habitação, água, eletricidade, Gás e outros combustíveis, dos Bens e serviços diversos e dos Hotéis, restaurantes cafés e similares. As variações negativas foram encontradas nas classes dos Vestuário e calçado, dos Acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação, dos Transportes e dos Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.

Relativamente à variação homóloga, apenas o índice de Santiago foi superior à média nacional em 0,1 p.p., enquanto que em São Vicente e Santo Antão registaram-se valores inferiores à média nacional em 0,1 e 0,4 p.p., respectivamente.

Agregados especiais

Analisando o Relatório, recentemente publicado pelo INE-CVGráfico, pode-se notar que relativamente ao IPC dos Bens, houve um decréscimo da taxa de variação homóloga, passando de 1,5% em Julho para 0,3% em Agosto de 2018. Enquanto que no indicador dos Serviços verificou-se um acréscimo da taxa de variação homóloga, de 3,1% para 3,3% no corrente mês. Deste modo, o agregado IPC-Serviços foi determinante para o comportamento da variação homóloga do IPC total, contribuindo com 0,86 p.p. para esta variação. “O agregado IPC-Bens teve uma contribuição de 0,19 p.p.”.

Com base no mesmo documento, constata-se que o indicador de inflação subjacente (IPC Total excluindo Energia e Produtos alimentares não transformados) apresentou uma taxa de variação homóloga de 0,3%, valor inferior registado em Julho de 2018. Isto permite concluir que o diferencial entre a taxa de variação homóloga deste indicador e a do IPC Total é de 0,7 p.p.

Celso Lobo

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 14 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 13 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 11 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos