sexta-feira, 22 novembro 2024

E ECONOMIA

OGE 2019: PAICV acusa Governo de violação da lei de enquadramento orçamental

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O secretário-geral do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Julião Varela, afirmou hoje,24, que Governo está a violar a lei de enquadramento orçamental, por estar a arrecadar receitas com a cobrança de vistos, que não estão orçamentadas.

Segundo explicou, a lei do enquadramento orçamental diz “claramente” que nenhuma receita não orçamentada deve ser cobrada, considerando por isso que o Governo está a cobrar, de forma ilegal, os vistos, já que os mesmos não foram contemplados no Orçamento de 2018.

“O Governo previu a entrada em vigor da isenção de vistos a partir de 01 de Janeiro de 2018 e por isso não foi contemplado no Orçamento de Estado de 2018. Mas, como a lei de isenção de vistos não entrou em vigor, o Governo continua, de forma ilegal, a cobrar esses vistos”, denunciou.

O PAICV estima que desde Janeiro a esta parte, o executivo já arrecadou milhares de contos, de forma ilegal , e que estão a ser utilizados de forma não transparente.

Neste sentido, considera que se está perante uma ilegalidade que até merecia a intervenção de outras entidades, nomeadamente o Tribunal de Contas, que deve fiscalizar sucessiva e concomitantemente a realização das despesas do Governo.

Segundo Julião Varela , a forma como as decisões têm sido tomadas em Cabo Verde nos últimos tempos demonstra o modo de actuar do Governo liderado por Ulisses Correia e Silva.

“O Governo de Ulisses Correia e Silva actua de forma desarticulada, sem ponderação, sem análise e sem avaliação dos impactos. E quando descobre que errou transfere os custos para os cabo-verdianos, penalizando também o país”, disse, fazendo alusão ao aumento da Taxa de Segurança Aeroportuária de 300 para 3400 escudos.

Julião Varela reitera o posicionamento do principal partido da oposição em como essa medida vai afectar a competitividade do país.

“O turista que for isentado de visto passa a ter mais encargos , tendo em conta que passa a pagar uma TSA que era de 300 escudos e que passa para 3400 escudos”, sustentou, lembrando que para aqueles que não são dos países abrangidos pela medida de isenção de vistos os encargos serão ainda superiores. A Semana/Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 14 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 13 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 11 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos