quarta-feira, 09 julho 2025

E ECONOMIA

BCV prevê crescimento de 5%

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O governador do Banco de Cabo Verde admitiu, hoje, o abrandamento da economia nacional, devendo, ainda assim, crescer este ano em torno de 5%. A inflação, que se encontra em acentuada desaceleração, deve situar-se abaixo dos 2%. No sector externo, diz o relatório semestral do BCV entregue esta semana ao governo, regista-se também um “acentuado agravamento do défice da conta corrente”.

O BCV acredita que a economia cabo-verdiana possa crescer este ano entre 4,7% e 5,7%, devendo a inflação situar-se abaixo dos 2%, portanto, bem abaixo dos oito por cento registados no ano passado. No sector externo, o BCV regista um “acentuado agravamento do défice da conta corrente”, em resultado da retracção ou diminuição dos fluxos externos, em especial o do investimento directo estrangeiro (IDE).

Estes e outros dados fazem parte do relatório semestral sobre a política monetária entregue esta semana pelo BCV ao executivo. 


Falando esta manhã à imprensa, o governador Carlos Burgo destacou o comportamento das reservas externas do país. Segundo ele, apesar da crise financeira e económica que assola os países da nossa emigração, esse indicador continua a “comportar-se bem”, passando de 4,2 meses para 4,3 meses de importações. Aqui, as remessas dos emigrantes e os recursos mobilizados pelo governo no exterior são apontados como as razões de peso. Um outro sector que tem estado a comportar-se bem é o financeiro, continuando os bancos a registar “excesso de liquidez”.

Para Carlos Burgo, a economia de Cabo Verde está a relevar-se “resiliente” aos choques externos. “Mas isso não é por acaso. Há um papel que deve ser reconhecido, que é o da boa gestão das contas públicas, das contas externas do país e de políticas acertadas que vêm sendo implementadas pelo governo”, reconhece o governador do BCV.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 21 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days 14 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 20 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos