sábado, 05 julho 2025

E ECONOMIA

Adeco defende concorrência real para baixar combustíveis

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Associação para Defesa do Consumidor (Adeco) defende uma concorrência real no sector dos combustíveis, através da atribuição de estímulo para mais empresas internacionais instalarem no país, para baixar o preço dos produtos petrolíferos em Cabo Verde. Esta foi uma das sugestões apresentadas pela Adeco numa conferência de imprensa feita no final da manhã de hoje, quinta-feira, 9, em São Vicente.

António Pedro Silva, presidente da direcção da Adeco, crê que, com uma intervenção a nível legislativo para baixar os impostos exagerados sobre os produtos petrolíferos e a promoção da concorrência real no sector dos combustíveis, haverá mais ganhos para o consumidor.

“As duas principais razões para os preços dos combustíveis serem tão elevados em Cabo Verde são os impostos e direitos cobrados pelo Estado e a sobrecarga imposta pelas petrolíferas. Só por último é que vem o preço internacional dos combustíveis”, informa.

Em jeito de exemplo, este responsável indica que dos 97,70 escudos que o consumidor paga por um litro de gasolina, o Estado recebe 38,02 escudos. Isso porque o IVA que recai sobre a gasolina é na ordem dos 45%. Em relação ao gasóleo o IVA é de 18%, mas os preços continuam elevados por causa dos custos alegados pelas petrolíferas.

O presidente da direcção da Adeco garante que se pode ainda alterar o mecanismo de fixação dos preços dos combustíveis, de forma a estimular a concorrência entre petrolíferas e revendedores, através da fixação do valor máximo. No entender da Adeco, deve-se também reforçar e conferir transparência à regulação e investigar as práticas dos lobbies no sector.

Outra queixa apontada por António Pedro Silva é a marginalização da Adeco na hora de alterar os preços, quando, por lei, ela é parte integrante na determinação do preço desses produtos em Cabo Verde.

Constânça de Pina

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
2 days 7 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
2 days 14 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
3 days 1 hour

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos