domingo, 22 dezembro 2024

E ECONOMIA

Adeco defende concorrência real para baixar combustíveis

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Associação para Defesa do Consumidor (Adeco) defende uma concorrência real no sector dos combustíveis, através da atribuição de estímulo para mais empresas internacionais instalarem no país, para baixar o preço dos produtos petrolíferos em Cabo Verde. Esta foi uma das sugestões apresentadas pela Adeco numa conferência de imprensa feita no final da manhã de hoje, quinta-feira, 9, em São Vicente.

António Pedro Silva, presidente da direcção da Adeco, crê que, com uma intervenção a nível legislativo para baixar os impostos exagerados sobre os produtos petrolíferos e a promoção da concorrência real no sector dos combustíveis, haverá mais ganhos para o consumidor.

“As duas principais razões para os preços dos combustíveis serem tão elevados em Cabo Verde são os impostos e direitos cobrados pelo Estado e a sobrecarga imposta pelas petrolíferas. Só por último é que vem o preço internacional dos combustíveis”, informa.

Em jeito de exemplo, este responsável indica que dos 97,70 escudos que o consumidor paga por um litro de gasolina, o Estado recebe 38,02 escudos. Isso porque o IVA que recai sobre a gasolina é na ordem dos 45%. Em relação ao gasóleo o IVA é de 18%, mas os preços continuam elevados por causa dos custos alegados pelas petrolíferas.

O presidente da direcção da Adeco garante que se pode ainda alterar o mecanismo de fixação dos preços dos combustíveis, de forma a estimular a concorrência entre petrolíferas e revendedores, através da fixação do valor máximo. No entender da Adeco, deve-se também reforçar e conferir transparência à regulação e investigar as práticas dos lobbies no sector.

Outra queixa apontada por António Pedro Silva é a marginalização da Adeco na hora de alterar os preços, quando, por lei, ela é parte integrante na determinação do preço desses produtos em Cabo Verde.

Constânça de Pina

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Xalala
16 days 19 hours

Vai investigar nada Bundão!

Valdo de Pina
18 days 17 hours

O UCS só ouve a própria voz, numa sinfonia desafinada que ecoa a era de Carlos Veiga no poder. Duas relíquias teimosas,

Teste
28 days 8 hours

Isto é somente um teste. Porque não vejo os comentários das pessoas debaixo da notícia como antes?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos