sexta-feira, 22 novembro 2024

E ECONOMIA

Taiwan Cement Europe assume controlo exclusivo indireto da Cimpor Cabo Verde - Autoridade da Concorrência

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 A Autoridade da Concorrência (AdC) decidiu não se opor a notificação da Taiwan Cement Europe Holdings B.V. sobre à aquisição do controlo exclusivo indireto da Cimpor Cabo Verde pela via da aquisição da Cimpor Portugal.

Em comunicado, a AdC informou que ao abrigo do estipulado nos artigos 7.º e 30.º do Regime Jurídico da Concorrência, estabelecido no decreto-lei 53/2023, de 24 de Novembro, recebeu a tal notificação no dia 22 de Dezembro de 2023.

Explicou que o documento referia à operação de concentração quanto à aquisição do controlo exclusivo indireto da Cimpor Cabo Verde, S.A., pela via da aquisição da Cimpor Portugal, Holding SGPS, S.A. 

Na sequência, prosseguiu a mesma fonte, a instituição realizou as devidas avaliações, designadamente de Mercados Relevantes e Jus-concorrencial, tendo o seu conselho de administração, no uso das suas competências, deliberado adotar uma decisão de não oposição à operação de concentração.

“Uma vez que a mesma não é suscetível de criar ou reforçar uma posição dominante da qual possam resultar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados relevantes identificados", justificou.  

A Cimpor Cabo Verde com sede na cidade da Praia é subsidiária da Cimpor Portugal, Holding SGPS, S.A, opera no mercado cabo-verdiano de produção de cimento, de betão pronto e agregados.

Em Cabo Verde, refere o comunicado, o Grupo Taiwan Cement Europe Holdings B.V. (TCC, sigla em inglês) não detém, individualmente ou conjuntamente, qualquer participação em empresas que actuem nos mesmos mercados em que a Cimpor opera, não tendo realizado qualquer volume de negócios no ano de 2022.

“No entanto, importa realçar que a nível mundial a TCC realizou referente ao supramencionado ano, volume de negócios calculado em (<500.000) milhões de escudos”, lê-se no documento.

Em relação à Cimpor, nos termos e para efeitos do artigo 8.º da lei da concorrência, salientou que realizou no ano 2022 volume de negócios (<5.000) milhões ECV e de (< 50.000) milhões ECV em Cabo Verde e a nível mundial respetivamente.

“Para efeitos de delimitação dos mercados do produto relevante, a notificante relativamente a Cabo Verde considera como relevantes os mercados por referência as actividades da Cimpor, mercado de comercialização de cimento cinzento, mercado para a produção e venda de betão pronto, mercado para a extracção e comercialização de agregados", ressaltou. 

A Cimpor Cabo Verde afirma ser líder no mercado de cimento, de cimentos cola e de aço, e assume a produção de betão e agregados como uma prioridade, tendo investido mais de seis milhões de euros na instalação de duas novas centrais de britagem e duas novas centrais de betão nas ilhas de Santiago e do Sal.

Em 2019 foi vendida aos turcos da OYAK, grupo  líder no mercado cimenteiro da Turquia, que adquiriu também a Cimpor Portugal.

As empresas eram detidas pela brasileira InterCement.

 

A Semana com Inforpress

 

20 de fevereiro 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 12 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 11 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 9 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos