sexta-feira, 18 outubro 2024

E ECONOMIA

Porto Novo: Safra da cana sacarina ameniza desemprego nos principais vales agrícolas do município

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A colheita da cana sacarina, em curso há mais de um mês em todos os vales agrícolas do município do Porto Novo, está a contribuir para amenizar o problema do desemprego no município.

Os agricultores porto-novenses destacaram hoje o impacto da safra de cana de açúcar na economia local pela “grande quantidade” de empregos que a actividade gera, verificando-se, desde os princípios de Janeiro, uma “grande azáfama” em todos os vales agrícolas do concelho.

Os produtores Arlindo Delgado e João Lima, na Ribeira das Patas, salientam o facto de o “corte de cana sacarina” contribuir para empregar “muitas pessoas” nesse vale agrícola, atenuando o problema de desemprego nesse vale agrícola.

Na Ribeira da Cruz, o produtor agrícola Vanderley Rocha disse à Inforpress que a safra de cana sacarina absorve, nesta altura do ano, toda a mão de obra disponível, havendo mesmo escassez de trabalhadores nesta altura.

Situação idêntica se verifica no Tarrafal de Monte Trigo, onde os agricultores enfrentam também a falta de mão de obra, avançou o produtor Graciano Évora.

Em Chã de Branquinho, a colheita da cana sacarina ocupa “muita gente”, segundo o agricultor Octávio Inocêncio, que perspectiva “um bom ano” a nível de produção do grogue.

Apesar destas dificuldades, a colheita decorre na “normalidade”, perspectivando-se “uma boa produção” do grogue em todos os vales agrícolas, segundo a previsão dos produtores do grogue.

O Governo já manifestou a sua disponibilidade para discutir com os produtores do município do Porto Novo a antecipação da data do início da safra de cana sacarina neste concelho, a partir de 2025.

Os produtores de grogue porto-novenses têm a insistido na necessidade de antecipação do início da safra de cana sacarina no Porto Novo para Dezembro, propondo ao Governo a adequação da lei que regula a produção do grogue em Cabo Verde às características de cada ilha.

O período destinado à safra de cana de açúcar e industrialização do grogue começa a 01 de Janeiro e termina a 31 de Maio, mas, no caso do Porto Novo, os produtores defendem a antecipação da data para 01 de Dezembro, com o argumento de que, nessa altura, a cana sacarina produzida localmente já atingiu a “fase de maturação” por causa do clima.

 

A semana com Inforpress

06 Fevereiro 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Braga Maria Cobom di Nona
8 days 21 hours

Desta forma não vamos ter estabilidade na saúde na região Fogo/Brava.

D. G. WOLF
17 days

A auto-ajuda é o refúgio dos falhados.

João Mendes
20 days 19 hours

Estamos a assistir a um hediondo crime apoiado pela América

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos