sábado, 05 julho 2025

E ECONOMIA

Standard & Poor’s mantém ‘rating’ de Cabo Verde em B-

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A agência de notação financeira Standard & Poor’s decidiu manter o ‘rating’ de Cabo Verde em B- com uma perspectiva de evolução Estável, com a guerra na Ucrânia a prejudicar a recuperação originada pelo regresso do turismo ao arquipélago.

A recuperação económica pós-pandemia em Cabo Verde está agora ameaçada pelos riscos indirectos associados com a guerra na Ucrânia, em particular o aumento da inflação e o custo dos combustíveis, que podem prejudicar as perspectivas do turismo e levantar pressões nos custos do lado da oferta”, escrevem os analistas da agência de notação financeira.

Na nota que dá conta da manutenção do ‘rating’ em B-, abaixo do nível de recomendação do investimento, a S&P escreve também que a negociação “de uma possível moratória, ou alívio de uma parte da dívida bilateral a Portugal não vai ter impacto no ‘rating’ porque para além da dívida oficial não é esperada que quaisquer obrigações relativamente à dívida comercial sejam afectadas”, não havendo, portanto, um impacto na capacidade de pagamento do país aos investidores, o principal foco das agências de ‘rating’.

Relativamente ao cenário macroeconómico, a S&P prevê um abrandamento do crescimento para este ano, tendo revisto a previsão de 5,5% para 4% este ano, e uma média de 5% de 2023 a 2025.

Além disso, estima que a dívida pública (cuja parte externa chegou a 2 mil milhões de dólares em 2021) continue acima dos 100% do Produto Interno Bruto (PIB), registando uma média de 103% até 2025, uma das mais elevadas na África subsaariana.

De uma forma geral, o nosso ‘rating’ sobre Cabo Verde está limitado pela economia concentrada do país, baixo PIB per capita, elevada dívida pública e posição externa vulnerável”, escrevem os analistas, concluindo que, por outro lado, “esta análise é mitigada, de alguma forma, pela forte percentagem de financiamento concessional, maturidades de pagamento longas e forte relacionamento com os doadores”.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day 12 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
1 day 18 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
2 days 6 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos