sábado, 30 agosto 2025

E ECONOMIA

4ª melhor mundial, Cathay Pacific Airways de Hong Kong, 1ª na mira da China para zerar protestos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As autoridades de Pequim emitiram uma proibição de sobrevoar o território aos empregados da companhia aérea que aderiram à greve geral da segunda-feira, 5. É uma medida drástica e que serve de aviso a outros empregadores de Hong Kong, onde há três meses os protestos contra o executivo apoiado por Pequim mantêm toda a força.

Em Hong Kong continua a crescer o movimento que em 9 de junho arrancou com mais de um milhão de pessoas (incluindo a diáspora, com destaque para a Austrália) a protestar contra o projeto de lei da extradição para a China.

A entrar no terceiro mês, desde o início desta semana o movimento ’ocupa’ o aeroporto de Hong Kong.

Primeiro, foi a greve na mais emblemática empresa do território, que é a Cathay Pacific e cinco dias depois há um comité de boas-vindas, constituído por manifestantes que recebem os desembarcados em festa enquanto cantam "Abaixo a tirania", "Libertem Hong Kong da ditadura do Partido Comunista Chinês".

A imaginativa que revelam os hongkonguenses, sobretudo jovens, não é exclusivo destes insulares.

Também as autoridades na China continental, decididas que estão a não deixar fugir-lhes as rédeas, recorrem a meios inauditos, como o anúncio esta sexta-feira, 9, de que os grevistas estão proibidos de voar para a China mas também de sobrevoar o vastíssimo território que é parte da rota da Cathay Pacific.

Fontes: South China Morning Post/Wall Street/Le Monde. Foto (AFP) da mobilização dos protestos contra o executivo nomeado por Pequim, no 1º dia da ’ocupação’ do aeroporto de Kong Kong.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Mario
20 hours 41 minutes

Faça-se o monumento! A história vai agradecer!

Terra
1 day 2 hours

A democracia em Cabo Verde nao existe direitos da liberdade so existe para os políticos? Me disculpa dereito de falar.

Filomena
1 day 13 hours

Oxalá se resolva de uma vez por todas o probkema dos transportes para a Brava. Quem é esse. engracado que vaticinou que ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos