sábado, 27 julho 2024

E ECONOMIA

Alemanha: Merkel no Japão para G20 mesmo após 2 tremores em 9 dias

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A chanceler alemã estava para discursar quando começou a ter tremores, na manhã desta quinta-feira, 27, no que é o segundo incidente em menos de duas semanas. Mas pouco depois o gabinete confirmou que a dirigente "está bem" e vai cumprir a sua agenda oficial. A próxima implica que ela viaje no mesmo dia para a cimeira do G20 em Osaka começa na sexta-feira, 28, e prolonga-se até domingo, 30.

A chanceler alemã estava a aguardar a sua vez para discursar numa cerimónia oficial com o presidente Franz-Walter Steinmeier quando começou a ter tremores. O primeiro incidente deu-se há nove dias, no dia 18, também numa cerimónia oficial (foto), em Berlim.

Vídeos a circular online, após o incidente da manhã desta quinta-feira, 27, mostram Angela Merkel, que faz 65 anos no próximo mês, a cruzar os braços e a dar alguns passos para disfarçar os tremores.

Mas pouco depois o gabinete confirmou que a dirigente "está bem" e vai cumprir a sua agenda oficial. Isso implicou ela ter viajado no mesmo dia para a cimeira que reúne as principais economias-mundi. É o G20 em Osaka, que começa na sexta-feira, 28, e termina no dia seguinte, 29.

Na décima-quarta cimeira do G20, e primeira em que o Japão é o anfitrião, a chanceler Merkel "vai manter diversos encontros bilaterais com outros dirigentes" , indicou no Twitter o porta-voz do governo alemão.

Além da participação dos chefes de Estado e de governo do Grupo dos Vinte (Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, África do Sul, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Indonésia, Itália, Índia, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Europeia —Banco Central, Conselho e Comissão Europeia), a XIV Cimeira tem como convidados os dirigentes de organizações como o FMI, ONU, a União Africana, e países como a Espanha, a Holanda, o Senegal, Singapura, o Vietname, entre outros.

1ª crise impressionou mais

Nove dias antes, no dia 18, a chanceler alemã estava numa cerimónia oficial com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky(foto) quando começou a ter violentos tremores.

A própria Merkel explicou, perante as câmaras televisivas, que resolveu tudo com … água: "Bebi três copos de água, porque afinal foi por causa da desidratação que começou e agora estou muito bem", afirmou pouco depois.

O mandato da chanceler termina em 2021, ao fim de dezasseis anos no governo.

Fontes: Dw.de/Reuters/L’Express

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

António
2 days 15 hours

Médicos e enfermeiros classes válidos. Aguentam doenças comuns,, alcoolicos etc. Aplaudo campanha contra o alcool.

D. G. Wolf
4 days 15 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

António
15 days 14 hours

O melhor para ilha do Fogo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências