sexta-feira, 29 março 2024

D DESPORTO

“Estou na lista de terroristas dos Estados Unidos”, diz ex-presidente do Sporting - Contra as evidências

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Em entrevista este fim de semana à SIC/Expresso, o ex-presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, acusou o Ministério Público de orquestrar a sua morte “social e profissionalmente”, pelo que vai processar o Estado português.

"Têm a noção de que o meu nome, como acusado de terrorismo, está nas listas de terroristas dos Estados Unidos?, disseram-me isto – porque sou um terrorista…"

O licenciado em gestão pelo ISEG e mestre em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade e pelo ISEG, contudo, confessa: "Mas não vi a lista. Não sei se posso ou não entrar nos Estados Unidos, ainda não tentei”, diz. E acrescenta, de modo incoerente, um “nem posso", que só surpreenderá quem não acompanhou as peripécias rocambolescas dos últimos treze meses e meio da biografia do ex-presidente do SCP.

Autor moral, segundo o MP de 98 crimes, BdC refere que nenhum lhe é imputado "diretamente". “Fizeram a soma dos crimes das quarenta e uma pessoas que estão presas ou atuaram”, diz. Entenda-se: os executantes do ataque à Academia de Alcochete, em 15 de maio de 2018.

A sua detenção em novembro de 2018 foi motivada, segundo o MP, pela suspeita de que dera a ordem a adeptos para agredirem o treinador e jogadores que se encontravam na Academia de Alcochete seis meses antes.

O Mais Futebol trazia em manchete na sua edição de 16 de novembro: "Bruno de Carvalho acusado de terrorismo e mais 98 crimes". O Observador titulara no dia 12 desse mês: "Bruno de Carvalho indiciado por 56 crimes, incluindo terrorismo ..."

BdC está nos ’media’ dos EUA mas não na lista que ele pensa

A repercussão do caso ’Academia de Alcochete’ levou a que os media americanos descrevessem "o 42º presidente do Sporting Clube, Bruno Miguel de Azevedo Gaspar de Carvalho, mcp Bruno de Carvalho", então com 46 anos como uma "figura controversa" e que "tem sido comparado a Donald Trump".

BdC fez história, dizem os media dos EUA, ao tornar-se, em 23 de junho de 2018, "o primeiro presidente do Sporting destituído pelos sócios" do clube mais que centenário.

Fácil é entrar na lista

Nos Estados Unidos, ‘terrorismo’ ganhou um sentido lato, que se aplica a várias situações de uso da violência, desde que os seus agentes não estejam ao serviço do Estado. Embora em outros países desenvolvidos, tais atos possam ter outra designação, começa-se progressivamente a alinhar pela linguagem norte-americana.

‘Terrorismo’ lato sensu define, grosso modo, o uso da violência percecionada como ameaça à população em geral ou a grupos alvo. Assim, nos Estados Unidos a lista inclui diversos grupos islâmicos, mas também grupos antigovernamentais tanto da extrema-esquerda como da extrema-direita, ativistas ecologistas e sociais (como os grupos ‘pró-vida’), supremacistas brancos e nacionalistas antissemitas (que incluem também os militantes anti-Israel). O denominador comum: usam a violência para fazerem passar a sua mensagem.

Não é muito difícil entrar na lista… mas tanto quanto uma busca online permite saber, BdC, abreviado ou por extenso, não consta.

Fonte referida/Sites especializados

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

José Anónimo
16 hours 12 minutes

E, porque é que não pedem um parecer aos utentes? Qual é o impacto se um jet-ski provocar um acidente a um banhista?

Meu nome
13 days 18 hours

nhoz fulia mpd na mar nhoz txora so saco plastico ki pod dentu del

José Teodoro de Jesus Cardoso
14 days 12 hours

Concordo contigo Cesar, e quem é contabilista de verdade e ama a sua profissão deve subscrever a este artigo.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências