quinta-feira, 21 novembro 2024

C CULTURA

Edição 2024 do Grito Rock Praia a 23 de Março associada a causas ambientais marinhas – organização

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A 8ª edição do Grito Rock Praia, prevista para 23 de Março, está associada a causas ambientais chamando atenção essencialmente à poluição, protecção das tartarugas e protecção balnear, anunciou hoje o mentor do projecto.

Cesar Freitas, que falava hoje em conferência de imprensa na cidade da Praia ressaltou que o evento, orçado em 5 mil contos, acontece com limitações já que conseguiram apenas 2.260 contos, tendo sido obrigados a reduzir a produção

A 8ª edição do Grito Rock Praia presta homenagem ao professor da Escola de Música Pentagrama, Tó Tavares, pelo mérito e contribuição que tem dado às crianças e vários instrumentistas de Cabo Verde, além de homenagear a memória de Edi, que era vocalista da Banda Primitive e estava muito ligado à música alternativa em Cabo Verde.

“Pela terceira vez vamos fazer uma campanha ambiental no Grito Rock Praia, a primeira foi de lixo, a segunda foi de árvores e essa terceira do mar. Somos 90 % mar, os cabo-verdianos são pessoas do mar, temos que ter uma responsabilidade perante o nosso oceano”, enfatizou.

Segundo César Freitas, este ano serão realizadas palestras e workshops à volta de quatro temas, poluição, sustentabilidade, proteção das tartarugas e proteção balnear.

O momento alto do Grito Rock Praia será no dia 23 de Março, das 17:00 às 00:00, na Pracinha Escola Grande, Praça Luís de Camões, com entrada gratuita.

Um evento que contava com oito a dez bandas, este ano vai ser possível apenas com quatro, duas de Cabo Verde e duas de Portugal, por falta de verbas.

De Cabo Verde são as bandas The Sourse e Archipels e de Portugal, pela primeira vez, bandas profissionais como Viralata e Serrabulho.

No entanto, antecedendo o festival prevê-se para o dia 20 de Março, pelas 19:00, no Centro Cultural Português, o “Cinema Documental”, a transmissão de um documentário produzido e realizado pela ARTiCUL CJ (Grito Rock) que consiste na produção de plantas frutíferas para depois embelezar as cidades e as casas de Cabo Verde.

Também, no dia 21 acontece o “Grito Encontro”, um intercâmbio entre artistas e convidados, para troca de experiências e de conhecimento, a ser realizado na Câmara Municipal da Praia, com a participação de artistas tradicionais de escolas.

O vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia, Jorge Garcia, por seu lado, destacou a importância do Grito Rock, sobretudo pelo cariz educativo que agrega, as palestras, workshops e as campanhas ambientais.

Jorge Garcia avançou que a autarquia da capital, que disponibilizou 1000 contos para o evento, continuará a associar-se a este tipo de eventos que movimenta a capital cabo-verdiana.

De entre outros parceiros, o Grito Rock Praia 2024 conta com o apoio do Ministério da Cultura, que disponibilizou 600 contos.

 

A Semana com Inforpress

27 de fevereiro 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 1 hour

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 23 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos