O Hezbollah confirmou hoje a morte do seu líder, Hassan Nasrallah, num ataque aéreo israelita, segundo a agência norte-americana AP.
“Hassan Nasrallah juntou-se aos seus companheiros mártires (…) cuja marcha liderou durante quase 30 anos”, anunciou um comunicado do grupo pró-iraniano citado pela agência francesa AFP.
O Hezbollah não menciona no comunicado as circunstâncias da morte de Nasrallah, de acordo com a agência espanhola EFE.
Num comunicado divulgado hoje, o exército israelita anunciou a morte de Nasrallah e de outros comandantes da organização xiita pró-iraniana.
“Hassan Nasrallah está morto”, declarou o porta-voz do exército, tenente-coronel Nadav Shoshani, nas redes sociais.
Um bombardeamento israelita de intensidade sem precedentes derrubou vários edifícios nos subúrbios do sul da capital libanesa na sexta-feira à tarde.
Israel disse que sob os edifícios atingidos estava localizado o quartel-general do Hezbollah.
Na sequência dos ataques, o primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, antecipou o regresso a Beirute, depois de ter participado na Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque, e convocou uma sessão extraordinária do Conselho de Ministros para hoje.
A reunião está prevista para as 19:30 locais (17:30 em Lisboa).
Israel já tinha matado em 20 de setembro o chefe das operações militares e das forças de elite, Ibrahim Aqil, num outro ataque em Beirute, em que morreram também 16 outros membros do Hezbollah e dezenas de civis.
No final de julho, num outro atentado à bomba em Beirute, foi morto o então número dois do Hezbollah, Fuad Shukr.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments