O novo embaixador de Portugal manifestou esta terça-feira, o desejo de reforçar os “excelentes laços” de cooperação com Cabo Verde e dar continuidade ao trabalho realizado nas áreas económicas, da saúde, segurança e outras.
João Luís Neves Queirós falava à imprensa, na cidade da Praia, após ter entregue ao Presidente da República, José Maria Neves, as cartas que o acreditam como novo embaixador no arquipélago.
O diplomata destacou a preparação dos trabalhos da cimeira bilateral, nomeadamente nas áreas económicas, da saúde e da segurança, e sublinhou que a relação entre Cabo Verde e Portugal já atingiu um patamar de “excelência, difícil de replicar” em qualquer outro caso.
“E, por isso, o desafio muitas vezes é dar um passo em frente e conseguir ir ainda além daquilo que já se faz. Mas, felizmente temos várias ideias, várias agendas que estão a prosseguir e esperamos na cimeira bilateral ter vários anúncios nesta matéria para fazer”, manifestou o embaixador, que almeja fazer do sector privado português um parceiro privilegiado do sector privado cabo-verdiano, na agenda de transformação económica do país.
“Nomeadamente a transição digital e energética em curso, também todo o sector ambiental e de turismo. Continuar o trabalho que tem sido feito na área da saúde. Temos aí excelentes resultados até agora, e vai haver novos passos que de facto dão uma nova dimensão àquilo que se consegue fazer em conjunto, e em tudo o que nós podemos apoiar Cabo Verde”, reforçou.
João Luís Queirós que já veio ao país muitas vezes, e a primeira foi há 24 anos, disse ser um admirador de Cabo Verde.
“Sempre fui um admirador de Cabo Verde e das últimas vezes que cá vim foi apenas para estar uns dias. Agora desta vez é para vir residir e tenho um enorme prazer em fazê-lo”, concluiu.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments