segunda-feira, 28 abril 2025

Autoridades cabo-verdianas vão investigar navio de carga após naufrágio

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O navio de carga Nhô Padre Benjamim, que fazia a ligação entre as ilhas de Cabo Verde, afundou esta tarde de segunda-feira  após serem resgatados 19 tripulantes e um passageiro, anunciaram hoje as autoridades que irão investigar as causas do acidente.

"O navio acabou por afundar às 17:15 horas (19:15 horas em Lisboa) de acordo com informações que passaram. Os que foram socorridos, 19 eram tripulantes e um passageiro", afirmou o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau, Nilton Monteiro, citada pela Rádio de Cabo Verde (RCV).

O Nhô Padre Benjamim, que transportava cargas, afundou ao largo da localidade da Preguiça, em São Nicolau, depois de começar a entrar água.

"Os resgatados estão bem e estamos a prestar toda a assistência necessária, incluindo apoio psicológico", acrescentou Monteiro.

O presidente do Instituto Marítimo Portuário (IMP), Seidi Dos Santos, informou que o navio tinha toda a documentação em dia e tinha passado por uma intervenção profunda em Dacar.

"O navio estava aparentemente em bom estado e transportava menos de duas toneladas de carga, o que não representa uma sobrecarga", disse.

Jorge Rodrigues, presidente do Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos, anunciou que uma equipa conjunta irá deslocar-se a ilha de São Nicolau para investigar as causas do acidente.

"A equipa da autoridade marítima portuária irá identificar a origem do incidente e emitir recomendações", afirmou.

Até ao momento, as causas do acidente permanecem desconhecidas e a tripulação ainda não foi ouvida.

O Nhô Padre Benjamim pertence à empresa Verde Lines, que faz regularmente a ligação entre as ilhas de São Nicolau e Sal.

A Semana com Lusa

Pedro Gomes
Conclusão Preliminar
A versão oficial de “afundamen to acidental com pouca carga” não se sustenta diante dos testemunhos e da realidade operacional das embarcações inter-ilhas em Cabo Verde. A idade avançada do navio, combinada com relatos de sobrecarga habitual, somada à ausência de tempestade e à rápida submersão, apontam para falhas operacionais ou estruturais graves — ou até um eventual encobrimento deliberado de responsabilidad es económicas.
0

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

jmn
10 hours 38 minutes

Ó cagão de terno e gravata, então vêm agora vender conversa de "Economia Azul" enquanto continuam a empurrar o quilo de a ...

Sissoko
10 hours 43 minutes

Mas que filho da ****** do******, a sério! Trump acha-se o rei do mundo, tipo um puto mimado que perdeu o brinquedo na areia ...

Terra
11 hours 56 minutes

E isso que devemos fazer para que os bandidos fosse para o lugar que merece muito obrigado?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos