A Comissão Política Nacional da JPAI reprova a atual governação do Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva e do MpD para com a juventude de Santiago Norte, uma região que alberga um terço da população cabo-verdiana. É que, segundo denuncia a liderança da aorganização, a juventude nesta região encontra-se neste momento frustrada, desanimada e sem alternativas, muitos dos quais possuindo a formaçao e qualificação profissional.
A declaração é de Edson da Moura, membro da Comissão Política da Juventude do PAICV e presidente da JPAI - Santa Catarina, feita em conferência de imprensa, realizada nesta quarta-feira, sobre «a situação preocupante da juventude de Santiago Norte e a recente consagração do Governo sobre a Cidade de Assomada como a Capital Cabo-verdiana da Juventude para o ano 2024».
Segundo o jovem político, milhares de jovens que fizeram formação profissionalizante ou licenciatura estão no desemprego e na pobreza. “Quadros bem formados estão a abandonar esta região e Cabo Verde, porque o país vai numa direção errada e para não dizer sem rumo”, fundamenta.
O presidente da JPAI Santa Catarina adverte ao chefe do governo que não vale a pena pedir aos jovens para não se emigrarem, sem que sejam criadas reais e verdadeiras condições e alternativas para continuarem a acreditar no futuro de Santiago Norte.
“A juventude de Santiago Norte sente-se preterida, descapitalizada e apagada, tal como o desporto nesta região, cujos melhores de atletas têm optado por jogar nas equipas fora do Norte desta ilha, quando poderia ser contemplada no processo que visa alavancar a economia, a cultura e o desporto nesta importante região do nosso país”, aponta.
Neste sentido, o líder da juventude daquela região afirma que as medidas transversais de políticas públicas e muncipais para afirmação e a realização dos jovens de Santiago Norte são “manifestamente insuficientes” por parte do Governo e da Câmara Municipal de Santa Catarina, suportados pelo MpD.
Assomada Capital Cabo-verdiana da Juventude 2024 e pouca presença no ato de anúncio
Conforme lê-se no documento remetido ao Asemanaonline, “A cidade de Assomada foi escolhida como Capital Cabo-verdiana da Juventude 2024, constituindo uma boa oportunidade para refletir qual tem sido o papel da atual Câmara Municipal de Santa Catarina sobre o estado da juventude deste município, que outrora afigurava-se como a capital de oportunidades para a jovens, onde a juventude era valorizada, potencializada, destacada e criada oportunidades de negócios, de empreendedorismo e empoderamento e, razão pela qual os jovens deste município trilhavam caminhos destacados na arena nacional e internacional”.
Moura lamenta a pouca participação dos jovens na abertura da cerimónia oficial do anúncio da Cidade Capital de Juventude, onde esteve presente o Presidente da Câmara e o ministro Adjunto para Juventude e Desporto, o que, segundo ele, reflete o estado de abandono e de desesperança desta juventude perante o “evidente falhanço” deste Governo e da Câmara Municipal local, ambos susportados politcamente pelo MpD.
Entretanto, Edson explica que esta iniciativa da cidade capital de juventude, que tem o objetivo de acolher dezenas de atividades direcionadas para a juventude, será seguramente uma “grande oportunidade” e um espaço propício para questionar a Câmara Municipal de Santa Catarina e o Governo de Ulisses Correia e Silva e do MpD sobre as polílicas públicas e muncipais para o sector.
Diante de tudo isto, Moura questionas quais foram as medidas de políticas tomadas em prol da juventude, com destaque as medidas ativas de emprego para os jovens de Santa Catarina e as oportunidades criadas de forma a que eles possam ter acesso à formação.
Na área do desporto, o conferencista pergunta que medidas e ações foram tomadas de forma a aproveitar o grande potencial existente. « Apostou-se nas escolas de iniciação desportiva?» - perguntou.
O membro da Comissão Política e responsavel da Juventude do PAICV em Assomada levantou várias outras questões, revelando-se esperançoso e certo de que «este é o momento dos jovens de Santa Catarina repensarem o futuro do município».
07 de fevereiro 2024
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments