O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) esclareceu esta sexta-feira que o fenómeno meteorológico, assistido na noite de quinta-feira, 05, trata-se “apenas do desenvolvimento de um núcleo” perto da zona nordeste da ilha de Santiago.
O esclarecimento foi feito pelo meteorologista José Pimenta Lima, que explicou que o desenvolvimento do núcleo durou cerca de duas a três horas, entre o seu aparecimento e dissipação.
“Esse núcleo foi um desenvolvimento no âmbito de uma área de convecção muito intensa que nós tínhamos sobre as ilhas de Cabo Verde, provocou uma situação de trovoada bastante intensa ao largo da ilha de Santiago, e foram vistos relâmpagos intensos, em contrapartida as pessoas não tiveram chuva, o que causou estranheza”, explicou.
“O que podemos explicar é que, no âmbito desta zona convectiva intensa, houve o desenvolvimento desse núcleo, mas a coloração dos relâmpagos chamou muito a atenção das pessoas, na medida em que a luz que normalmente é mais branca, amarelada, ontem teve uma coloração já mais para o azul, violeta e até, em certos momentos, de roxo”, continuou.
José Pimenta Lima explicou que a coloração a que as pessoas estranharam explica-se pela presença na atmosfera de partículas, pela temperatura da descarga elétrica, que normalmente provoca o alargamento do espectro da luz no momento da refração.
Ainda conforte o mesmo, durante o dia de quinta-feira foram registadas, em alguns aeroportos e em algumas estações meteorológicas, situações de trovoada, neste caso, os aeroportos do Sal, São Vicente na cidade da Praia, que registou situação de nuvens de desenvolvimento vertical, que são nuvens que provocam o fenómeno de trovoada.
“Esta situação vai gradualmente reduzir-se, a partir de sexta-feira vamos ter ainda alguma situação na parte nordeste, noroeste de Cabo Verde, ou seja, as ilhas de São Nicolau, São Vicente, Santo Antão, principalmente Santo Antão, mas depois vai dissipando”, frisou.
Sublinhou ainda que toda esta situação, está a ser acompanhada da presença de uma massa de poeira que tem estado a assolar o país, com maior ou menor intensidade, e neste momento está a reduzir a visibilidade na ilha do Sal.
Para os próximos 48 horas a previsão aponta para o céu pouco ou limpo, passando a partir da noite a nublado por nuvens altas, visibilidade moderada entre 7 a 9 quilómetros, devido à poeira em suspensão ou bruma seca.
O vento vai ser de norte-nordeste em geral moderado e temporariamente fresco, com uma temperatura mínima entre 21ºC a 23°C, e máxima entre 27ºC a 29°C.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments