quinta-feira, 21 novembro 2024

Assomada:Armindo Freitas (PAICV) quer escrever um novo capítulo no desenvolvimento de Santa Catarina

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Armindo Freitas, que faz a dupla com o professor universitário João Brito para a Assembleia Municipal de Santa Catarina nas eleições autárquicas de 01 de Dezembro, falava à imprensa, momentos antes da apresentação pública da sua candidatura, sob o lema “Santa Catarina, É Hora! Trabalho e União de Todos”.

O acto, presidido pelo presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), Rui Semedo, teve lugar no polivalente de Assomada, com animação cultural e transmissão nas redes sociais.

“É hora de se escrever um novo capítulo no desenvolvimento e progresso de Santa Catarina. Entendemos que já é hora de realizarmos Santa Catarina em todas as suas dimensões (…). Entendemos que é chegado o momento de resgatamos o orgulho de Santa Catarina com propostas concretas para servir de melhor o seu povo”, declarou Freitas, que concorre pela sua vez à presidência desse município santiaguense.

Para tal, revelou que a candidatura vai elaborar uma plataforma eleitoral que vai contar com participação de todos santa-catarinenses, tendo em conta que caso for eleito, quer fazer uma governação de proximidade e descentralizada com criação de novas delegações municipais para levar serviços da edilidade aos munícipes.

Sobre a plataforma eleitoral, que segundo ele, já está a ser partilha com os santa-catarinenses, adiantou que propõe restruturação da base produtiva desse concelho santiaguense, que passa por “investimentos estruturantes” nos sectores como agricultura, pescas, criação de gado, turismo e comércio.

Segundo disse, estes sectores são actividades geradoras de rendimentos, criam riquezas e trazem melhoria de qualidade de vida para povo de Santa Catarina.

Armindo Freitas comprometeu-se ainda a fortalecer o tecido empresarial, infra-estruturar o município visando atrair investimentos, criar programas sociais com “forte aposta” na habitação social, na educação, na criação de centros comunitários, e ainda criar programas de empreendedorismo.

Nesse sentido, convidou todos os santa-catarinenses residentes e na diáspora e pessoas amigas de Santa Catarina, independentemente das suas sensibilidades político-partidário para se juntarem a este projecto, que classificou de “grande e inovador” e que vai dar respostas aos problemas dos santa-catarinenses.

Também em declarações à imprensa, o líder o PAICV, Rui Semedo, que criticou a governação local e central, entende que o “país não está bem” precisa de um “novo rumo” para educação, para saúde, para emprego e para rendimento das pessoas.

“(…) O país precisa de um novo rumo, sobretudo com respeito na utilização de recursos públicos, garantindo melhor transparência e eficácia nos recursos públicos”, acrescentou.

Nesse sentido, defendeu que estes rumos vão ser conseguidos com outros actores e protagonistas, no caso particular de Santa Catarina com Armindo Freitas.

Santa Catarina, que está a ser governado desde 2008 pelo Movimento para a Democracia (MpD, no poder), segundo ele, assim o País, precisa de renovação de democracia, ou seja, de alternância política.

“É o que os cabo-verdianos creem e precisam, e nós vamos fazer de tudo para garantir aos cabo-verdianos um país com dignidade, com qualidade de vida, com oportunidades e com bem-estar”, comprometeu-se Rui Semedo.

Em Santa Catarina também já é conhecida a candidatura do jurista Félix Cardoso, do movimento independente “Santa Catarina Acima de Tudo e Para Todos”, que também concorre pela segunda vez, do então vereador da Economia Local, Jacinto Horta, do MpD, e da engenheira agrónoma Adalgisa da Veiga Monteiro, da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição).

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 21 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 20 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 19 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Search