Líver Gomes, que se posiciona como o mais jovem a concorrer a uma câmara municipal em Cabo Verde, destacou, durante a apresentação pública da sua candidatura, que o foco principal da sua missão será transformar o concelho, aproveitando melhor os recursos locais e combatendo o que considera ser um “défice de liderança” no município.
“Santa Cruz não é o município mais pobre de Cabo Verde por falta de recursos, mas sim por falta de liderança capaz de potencializar aquilo que a natureza oferece. Temos agricultura e pesca, mas é necessário modernizar o concelho para gerar mais rendimento não apenas para Santa Cruz, mas para toda a ilha de Santiago”, afirmou Líver Gomes.
Sob o lema “Por Santa Cruz, pelas pessoas”, o candidato enfatizou a necessidade de apostar na semi-industrialização da agricultura em parceria com o Governo para revitalizar a produção agrícola e recuperar a capacidade de exportação, que no passado permitiu ao município abastecer outras regiões do arquipélago e até exportar para países estrangeiros.
Além disso, Líver Gomes propôs a construção de um porto de recreio, que servirá para a pesca e também para o escoamento de produtos para outras ilhas, exemplificando com a ilha do Maio.
Para ele, este projecto é “fundamental” para dinamizar a economia local e melhorar as condições de vida dos munícipes.
O acto de apresentação da candidatura contou com a presença do vice-presidente do Movimento para a Democracia (MpD), Fernando Elísio Freire, que reforçou o apoio do partido ao jovem candidato, destacando a importância de renovar as lideranças e de motivar a juventude a assumir responsabilidades no desenvolvimento local.
O candidato vai fazer dupla com a Constantina Afonso, candidata à Assembleia Municipal de Santa Cruz.
Líver Gomes enfrentará Carlos Silva, actual presidente da câmara municipal e candidato pelo Partido Africado da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), nas eleições autárquicas de 01 de Dezembro.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments